Por:

Câmara entra em campo contra a dengue

A fim de conscientizar a população sobre como algumas medidas simples são poderosas aliadas no combate à dengue, a Câmara do Rio realiza na próxima quarta (28), a palestra "10 Minutos contra o Aedes". Quem vai mostrar o passo a passo para interromper a doença na cidade será a bióloga Denise Valle, pesquisadora do Laboratório de Medicina Experimental e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz. A palestra é gratuita e acontecerá no Salão Nobre, a partir das 14h. Não é necessário fazer inscrição.

"Esta palestra é parte de uma série de ações que a Casa está fazendo para a prevenção da dengue, com foco nos servidores, assessores e público externo. É fundamental que o legislativo faça a sua parte e ajude neste esforço coletivo para combater a doença", disse o presidente da Câmara, o vereador Carlo Caiado.

Ele também recordou sobre a recente vistoria feita pela equipe de engenharia e manutenção da Casa para eliminar possíveis focos do mosquito e combater a doença. Na ocasião, foi feita uma limpeza em calhas, caixas d'água e ralos do Palácio Pedro Ernesto e seu prédio anexo, e também no Edifício Serrador, futura sede do Legislativo onde parte do setor administrativo já está trabalhando.

O Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e chikungunya, vive e se reproduz dentro e ao redor das nossas casas. Agindo uma vez por semana na limpeza de criadouros, a população consegue interromper o desenvolvimento do vetor, já que seu ciclo de vida, do ovo ao mosquito adulto, leva de 7 a 10 dias. Só a fêmea adulta é capaz de transmitir os vírus. Portanto, com uma ação semanal, é possível impedir que ovos, larvas e pupas do mosquito cheguem à fase adulta, freando a transmissão dessas doenças.

A cidade se encontra em estado de emergência de saúde pública, com mais de 10 mil casos registrados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.