Por: POR MARCELO PERILLIER

Rio revitaliza Casa D'Itália como um polo cultural

Estreia será com mostra dos 150 anos da imigração | Foto: Vera Donato/ Divulgação

O Rio ganha um novo centro cultural. Trata-se do Polo Cultural ItalianoRio — arte, design e inovação, que nasce como projeto interinstitucional entre o Consulado Geral da Itália no Rio, o Instituto Italiano de Cultura e o Instituto Europeu de Design. O espaço foi projetado para abrigar exposições de arte, moda e design, além de eventos de gastronomia, tecnologia e inovação, cursos e seminários, além de requalificar o térreo da Casa d'Italia e transformá-lo em um espaço multifuncional.

Abrindo a agenda anual de exposições temporárias, o Polo Cultural ItalianoRio apresenta a mostra 1874-2024: 150 anos de amizade e conexão entre Itália e Brasil, juntos rumo ao futuro. Um painel de 42 m², grafitado pelo artista Bruno Big, retrata a chegada dos imigrantes e a contribuição deles no cultivo do café, além de vídeos e painéis temáticos sobre sua influência na formação sociocultural da sociedade carioca e brasileira.

Será inaugurada no mezanino também a mostra Dell'Architettura - presença italiana na paisagem carioca, com cerca de 40 imagens de mestres da arquitetura, captadas pelo fotógrafo, professor e artista visual Aristides Corrêa Dutra. Ricardo Buffa, Luigi Fossati, Raffaele Rebecchi, Antonio Virzi, Mario Vodret e Antonio Jannuzzi estão entre os grandes nomes da arquitetura italiana que deixaram seu legado na cidade do Rio de Janeiro e que integram a mostra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.