Por:

Prefeitura faz parceria com a Meta para cursos digitais

Secretaria já capacitou mais de 51 mil jovens para o mercado de trabalho | Foto: Laryssa Lomanha/ JUVRio

A Secretaria Especial da Juventude Carioca firmou uma parceria com a Meta, empresa que coordena o Facebook e Instagram, para cursos no universo das redes sociais. A princípio, serão oferecidas 20 mil vagas para jovens de 15 a 29 anos. As inscrições são no site da secretaria e basta informar o nome completo, CPF e endereço. Os jovens poderão realizar os cursos a qualquer momento, até dezembro.

"Esses cursos vão permitir que um monte de jovens de comunidades, de áreas mais carentes da cidade tenham oportunidade de emprego. É uma grande oportunidade que a Secretaria da Juventude traz para a nossa molecada", afirmou o prefeito Eduardo Paes.

A plataforma ofertará mais de 100 horas de capacitações para os seguintes cursos: Criação de Startups, Os Softs Silks mais Desejados pelo Mercado - Gestão de Tempo, TechSolutions: programação e solução tecnológicas para o futuro, Mercado de Trabalho: Carreiras da Inovação, Economia, Empreendedorismo e Negócios, Liderança, Marketing e Pitch e Empreendedorismo sustentável: Negócios Sociais. Do total, serão 2,5 mil vagas para cada formação.

"É a Prefeitura do Rio unindo esforços com a iniciativa privada para transformar a vida do jovem que mais precisa. Não tem dinheiro público nessa parceria, é um aporte de uma empresa gigantesca, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, que vem transformar a realidade do jovem carioca", disse o secretário Salvino Oliveira.

O objetivo da parceria é qualificar jovens para o mercado de trabalho e o empreendedorismo. Os cursos serão realizados por meio de uma plataforma desenvolvida para essa finalidade, o Meta Spark. Nela, os jovens terão acesso a conhecimentos sobre marketing digital e realidade aumentada com foco no Instagram, Facebook e Whatsapp. As aulas são gravadas e o aluno pode acessar quando quiser.

"Esses diversos cursos que a Meta está oferecendo não são a toa. É porque entendemos que existe uma oportunidade de vocês mostrarem a cultura, religião, o seu bairro e poder trabalhar também. Você pode mostrar toda a sua vida. E o que acontece quando você faz isso? Um monte de gente pode ver o que você está fazendo e aí muita gente consegue fazer negócio. Ou seja, é emprego, renda, mudança social em todos os territórios do Rio de Janeiro. Nesses cursos vocês vão aprender a fazer seu currículo, vender seu trabalho e ainda fabricar coisas maravilhosas com o celular, o computador. Isso vai mudar a realidade da sua vida", declarou o gerente de políticas públicas para América Latina da Meta, Mário Cézar Vilhena.

Desde a sua criação, em 2021, a secretaria já capacitou mais de 150 mil jovens e encaminhou outros 5 mil para as oportunidades no mercado de trabalho, na capital fluminense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.