Por:

Câmara inicia os trabalhos

Sessão foi presidita pela Mesa Diretora, com Paes e o presidente do TCM, Luiz Antonio Guaraná | Foto: CMRJ

Segundo ao pé da letra o dito popular de que o ano começa depois do carnaval, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro abriu o ano legislativo exatamente nesta quinta (15), depois dos cortejos do Rei Momo.

A sessão, presidida pelo presidente, o vereador Carlo Caiado, teve a companhia na Mesa Diretora da 1ª vice-presidente Tânia Bastos, o 2º vice-presidente Marcos Braz, o 1º secretário Rafael Aloisio Freitas, o 2º secretário Willian Coelho, o prefeito Eduardo Paes e o presidente do Tribunal de Contas do Município, Luiz Antonio Guaraná.

Caiado ressaltou que a Casa foi a mais produtiva entre as capitais e recordou votações importantes, como o Plano Diretor, o Reviver Centro, o novo regime fiscal e a regulamentação da instalação da tecnologia 5G.

"O trabalho foi intenso, em todas as frentes, com vereadores de todas as posições políticas comprometidos com a cidade do Rio e com os cariocas. Com divergências, mas sempre sabendo dialogar e construir consensos. Dentro da Câmara e com a Prefeitura, porque os poderes são independentes, mas são harmônicos e dialogam pelo bem da cidade", salientou o vereador.

O prefeito Eduardo Paes elogiou o trabalho dos parlamentares, principalmente na questão do equilíbrio das contas, graças às leis aprovadas pelos vereadores, além do Plano Diretor.

"O Legislativo mantém a sua independência e altivez, mas tem sido parceiro do Poder Executivo em diversos momentos, conseguindo feitos inéditos, como por exemplo quando se construiu aqui um consenso para se conseguir avançar na questão do transporte público da cidade. Ressalto aqui que os avanços conquistados foram fruto do diálogo e do apoio desta Casa de Leis. Enfrentou diversos desafios, e o maior deles foi o Plano Diretor. Alguns vetos foram feitos, e serão apresentados", disse Paes.

Presidente do Tribunal de Contas do Município, o conselheiro Luiz Antonio Guaraná, ressaltou a importância da Câmara para a população carioca e é representativa, dizendo que, da Casa "emanam as vontades de todas as correntes da população".

Mais ônibus

O prefeito ainda anunciou que adquiriu mais ônibus para reforçar a frota e que o foco será na Zona Oeste.

"Em 2023, conseguimos reestabelecer linhas de ônibus que tinham sumido na cidade, em especial na Zona Oeste, que é um pouco mais "abandonada" da cidade. Aumentamos cerca de 57% da oferta de ônibus para a região. Nós tomamos a decisão de, este ano, comprar mais 150 ônibus para que a gente possa cobrir buracos em que a rede concessionada de transportes não vem atendendo à população. Eles já foram adquiridos por meio de financiamento aprovado por essa Câmara Municipal", finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.