Por:

Poder municipal tem 110 serviços digitalizados

A Prefeitura do Rio está cada vez mais digital. Cerca de 110 serviços prestados aos cidadãos, que antes eram realizados de forma presencial, agora são on-line. Entre dezembro de 2022 e dezembro de 2023, houve um crescimento dos serviços digitalizados de 77,8% para 96,5%. Nos últimos dois meses do ano passado, a queda de processos solicitados ao município de forma física e presencial foi de 37%.

A digitalização de serviços representa menos burocracia, mais agilidade e faz parte da estratégia do poder público municipal de informatizar 100% dos serviços prestados ao cidadão até o final de 2024. O projeto é da Subsecretaria de Transformação Digital da Casa Civil e vem sendo desenvolvido pela Empresa Municipal de Informática (IplanRio). Os números representam uma economia de 29 milhões de páginas — 139 toneladas de papel.

Entre os 100 serviços que estão no ar e em pleno funcionamento estão aqueles prestados por 19 secretarias e órgãos municipais: Transportes, Defesa Civil, Rio Águas, Controle Urbano, CET-Rio, Integridade, Desenvolvimento Urbano e Econômico, Subsecretaria de Gente e Gestão Compartilhada, Coordenação de Feiras, Procuradoria Geral do Município, Proteção e Defesa dos Animais, IVISA, Educação, Ordem Pública, Rioluz, Conservação, Licenciamento e Fiscalização, Fazenda e Planejamento.