O governador Cláudio Castro assinou um acordo com representantes das concessionárias Supervia, Metrô, Barcas e CCR Via Lagos, para implementar o sistema de identificação facial da Polícia Militar nos modais. Com a colaboração das empresas de transportes, que atendem cerca de 1 milhão de usuários por dia, mais de 1.000 câmeras de vídeo passam a integrar o sistema.
"Hoje o Governo do Estado do Rio de Janeiro tem um Centro Integrado de Comando e Controle moderno e equipamentos com capacidade de fazer a diferença na vida da população. Essa integração de câmeras, de imagens, fará com que a gente possa melhorar não só a segurança pública, mas usar os equipamentos também no trânsito, no auxílio ao salvamento de pessoas, ou seja, em diversas perspectivas", disse Castro.
A parceria foi formalizada entre a Secretaria de Estado de Polícia Militar e a Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias do Estado do Rio. A previsão é que o sistema, que recebeu investimento de R$ 18 milhões do Governo, entre equipamentos e softwares, entre em operação antes do Carnaval nos transportes públicos.
Atualmente, o Governo do Rio usa 112 câmeras espalhadas pela cidade para realizar o monitoramento em tempo real.