Por:

Museu da Maré terá acervo online

O Museu da Maré, que conta a história da formação e desenvolvimento do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, terá um acervo online com mais de mil itens, a partir desta semana. O lançamento será nesta terça (12), e a visita pela internet ficará liberada a partir de quarta (13).

Criada em 2006, a instituição é o primeiro museu concebido por moradores de comunidades. Agora, passará a ser um dos primeiros a disponibilizar o acervo pela internet, seja para moradores de favelas, comunidades escolares, universidades, pesquisadores e todos que tenham interesse.

No pacote, itens iconográficos — fotografias, museológicos e cartográficos. Uma das peças é a representação do rola-rola, um barril que era utilizado para transportar água pelas ruas e vielas das comunidades, como forma de driblar a falta de abastecimento. O acervo ficará hospedado na plataforma Tainacan.

Um dos destaques — e desafios — para o acervo online foi a descrição minuciosa dos objetos de matriz africana, que, na visão dos organizadores do Museu da Maré, frequentemente carecem de informações detalhadas em acervos.

Um próximo passo prevê a migração do acervo para a plataforma Brasiliana, que está sendo construída pelo Instituto Brasileiro de Museus, unindo o acervo do Museu da Maré ao de grandes instituições do país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.