Por:

Luta contra a violência à mulher

Caminhada teve apoio de vários órgãos do Rio | Foto: MPRJ

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), representado pela coordenação do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (CAO Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher/MPRJ), participou da caminhada pelo fim da violência contra a mulher, no Aterro do Flamengo, no domingo (10).

A ação, que aconteceu em diversos estados do país e também no exterior, marca o encerramento dos 21 dias de ativismo da ONU pelo fim da violência contra as mulheres.

O evento foi promovido pelo Grupo de Mulheres do Brasil e contou com a presença das Secretarias Estadual e Municipal da Mulher, da Patrulha Maria da Penha, da Ronda Maria da Penha e das Delegacias de Atendimento à Mulher.

A secretária municipal de Políticas e Promoção da Mulher do Rio de Janeiro, Joyce Trindade, destaca que a violência contra a mulher é uma dura realidade que afeta milhares de famílias.

Para a secretária estadual da Mulher, Heloisa Aguiar, o ciclo da violência precisa ser rompido o mais rápido possível, ao primeiro sinal de agressividade do companheiro. Além disso, ressalta que toda a rede de apoio do governo pode ser acessada pelo aplicativo Rede Mulher.

Dados

Dados do Dossiê Mulher 2023, produzidos pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), revelam que em 2022, no estado do Rio de Janeiro, 43.594 mulheres foram vítimas de violência psicológica, ou seja: a cada hora, 14 mulheres sofrem algum tipo de violência no estado.

Mais de 125 mil mulheres foram vítimas de violência doméstica e familiar, 111 mulheres foram vítimas de feminicídio e 37.741 medidas protetivas de urgência foram concedidas.

Em relação aos dados nacionais, o boletim da Rede de Observatórios da Segurança mostra que uma mulher é vítima de violência a cada quatro horas. No ano passado, 1.437 mulheres morreram vítimas de feminicídio no país, sendo 61,1% delas negras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.