Por:

Alerj promove união Brasil-África

A Alerj, em parceria com o Conselho Pan-Africano no Brasil (PAC Brasil), realiza, até quarta (29), o 1º Fórum de Comércio Exterior e Inovação Brasil-África, juntamente com o lançamento da Agenda 2024 do PAC Brasil e do PAC Global.

A abertura, que aconteceu nesta terça (28), líderes do conselho pediram o apoio da Casa para a criação de uma Frente Parlamentar de Economia Pan-Africana, para ampliar a interlocução com o Governo do Estado a fim de implementar incentivos fiscais para empresas africanas e aumentar de fundos de investimento para a economia negra no Rio.

"Vamos avaliar com o Parlamento como podemos viabilizar essas demandas. Mas adianto que é possível sim criar grupos de trabalho e pensar legislações que beneficiem esse setor. Vamos pensar em como levar uma proposta estruturada aos deputados. Temos que dar as mãos e esse encontro já é um pontapé inicial para isso. Em termos econômicos, a cooperação pode impulsionar o comércio bilateral, incentivando investimentos e trocas comerciais que beneficiem ambas as partes", disse a 2ª vice-presidente da Alerj, Tia Ju (Republicanos).

Para o presidente Global do Conselho Pan-Africano e investidor Internacional, Fabien Anthony, há um interesse claro dos empresários africanos em investir no Brasil.

"Já temos afinidade linguística com o país, agora é preciso fortalecer essa rede e fazer nossos pactos comerciais mais claros. Na África, as taxas de juros são exorbitantes e isso trava um pouco o crescimento econômico, mas queremos incentivar as empresas a se instalarem nos nossos países e depois acompanhar para que possam expandir esses negócios", explicou Anthony.

Também participaram da reunião, a presidente do PAC Brasil, Adriana Zabayomi; a conselheira de Audiovisual do PAC Brasil, Myrza Muniz; o diretor da TEC Incubadora, Henrique da Hora; a CEO da CP Consultoria, Treinamento e Inovação Empresarial, Camila Patrício; o assessor especial do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Alex Castellar; o sócio da MMF Projetos, Luciano Machado; e o gerente no Departamento de Comércio Exterior do BNDES, Vladimir Souza.

O Fórum terá sequência nesta quarta (29), a partir das 18h30, no Palácio Tiradentes, com uma solenidade de lançamento da Agenda 2024, que será presidida pela deputada Tia Ju. O evento apresentará o portfólio de projetos e iniciativas da organização, proporcionando um ambiente de networking entre investidores, empreendedores e representantes de organizações não-governamentais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.