Por:

Correio Carioca | Rio-águas inicia limpeza em mais um canal do Recreio

Serviço é para diminuir índices de alagamentos na região | Foto: Divulgação

A Fundação Rio-Águas trabalha na limpeza e no desassoreamento do Canal do Cortado, no Recreio. A máquina anfíbia atua ao longo do canal para prevenir alagamentos, com a remoção de resíduos e a desobstrução do leito. Serão beneficiados mais de seis quilômetros de rio, no trecho entre a Avenida Miguel Antônio Fernandes e a Lagoa de Jacarepaguá. Wanderson Santos, presidente da Rio-Águas reforça que a empresa mantém uma máquina permanente na foz do Sernambetiba para garantir o escoamento da água para o mar. O subprefeito de Barra, Recreio e Vargens, Raphael Lima, lembrou que essas intervenções são parte das ações da Prefeitura para a região como prevenção aos alagamentos causados pelas chuvas nesta época do ano, em especial.

 

Canal do Portelo

Wanderson Santos ressaltou que os trabalhos no Canal do Portelo também prosseguem, próximo à Comunidade Santa Luzia. Tanto que o traçado do Canal já aparece para os moradores, que não reconheciam o espelho d'água do canal, pois estava coberto por vegetação. Máquinas anfíbias estão no rio fazendo a limpeza.

Serviços

Foram executados aproximadamente 1,5 quilômetro de rio, e os trabalhos devem prosseguir por, pelo menos, mais dois quilômetros de extensão do canal para prevenir alagamentos na região da Santa Luzia, atendendo ainda neste curso d'água os deságues dos rios Vargem Pequena, Cancela e Calembá.

Previ-Rio terá atendimento presencial suspenso para obras

O Instituto de Previdência e Assistência do Município do Rio de Janeiro (Previ-Rio) informa que, em virtude da necessidade de realização de obras de infraestrutura contra incêndios, além de outras melhorias internas, a Central de Atendimento ao Segurado e a Gerência do Plano de Saúde do Servidor Municipal ficarão fechadas na quinta e sexta-feira (16 e 17). O Instituto, no entanto, alerta que apenas o atendimento presencial estará suspenso nestes dois dias, permanecendo o atendimento eletrônico, via internet, funcionando normalmente para todos os serviços e requerimentos aos pensionistas e aposentados da capital fluminense.

Ordem pública

A Secretaria de Ordem Pública e o Ministério Público iniciaram a demolição de cerca de 30 construções irregulares nas comunidades Nova Holanda, Rubem Vaz e Parque União, no complexo da Maré. A ação também removerá um chiqueiro de 80 metros quadrados.

Maré I

Os imóveis foram erguidos sem nenhuma autorização da Prefeitura, sobre as calhas pluviais às margens da Linha Vermelha, responsáveis pelo escoamento das águas das chuvas até os canais que ligam ao Rio Ramos, colocando em risco as construções.

Maré II

Além disso, as construções também podem provocar alagamentos nas comunidades, uma vez que impedem a drenagem das águas das chuvas. Todos os imóveis demolidos estavam vazios. Participam da operação agentes da Polícia Militar, Comlurb, CET-Rio e Guarda Municipal.

Cidadania

O programa Cidadania Itinerante estará em Realengo, nesta terça (14), para atendimento à população, na Rua Henrique Martins, no Campo do Periquito, das 9h30 às 15h30. Haverá atendimento para documentos e o Procon estará presente, para registrar reclamações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.