Por:

Guarda Municipal e Justiça fazem acordo

A Guarda Municipal e o Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro celebraram um acordo de cooperação técnica na busca por soluções conjuntas para questões relevantes no campo do trabalho, saúde mental e qualidade de vida dos guardas municipais e funcionários da guarda. O acordo acontece em parceria com o Instituto de Pesquisa em Políticas Econômicas e Sociais, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e o Hospital São Francisco na Providência de Deus.

O documento foi assinado na sede da guarda, em São Cristóvão, pelo comandante da corporação, inspetor geral José Ricardo Soares, pelo procurador-chefe Fábio Goulart Villela, pela procuradora regional do trabalho, Cynthia Maria Simões Lopes, e pela procuradora do trabalho Samira Torres.

Entre as ações previstas no acordo, está a conscientização de gestores sobre a necessidade de elaboração e implementação de uma política institucional de assistência à saúde mental dos agentes de segurança pública, com destaque à prevenção do adoecimento psíquico. Também tem previsão de capacitação de pessoal para lidar com o tema, buscando a formação de multiplicadores, além da elaboração de um primeiro diagnóstico sobre a saúde mental dos agentes para mapear o estado emocional, mensurar o adoecimento psíquico e o risco de suicídio desses profissionais, providenciando o encaminhamento adequado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.