Rio e China com união estelar
Planetário de Pequem faz parceria com o da capital fluminense
A exposição "Os céus do Rio de Janeiro" já está em cartaz no Planetário de Pequim, na China. Com fotos que mesclam imagens do céu com as de cartões-postais do Rio, a mostra tem como objetivo atrair ainda mais visitantes à Cidade Maravilhosa. De acordo com o secretário municipal de Trabalho e Renda, Everton Gomes, em novembro será aberto evento semelhante sobre o céu chinês no Planetário do Rio, na Gávea.
"No acordo de intercâmbio que assinamos com o Planetário de Pequim, também acertamos a realização de pesquisas em história da astronomia e astronomia cultural, focada no conhecimento celeste dos povos indígenas brasileiros e dos chineses na Antiguidade", disse Everton.
A convite do Consulado da China, Everton Gomes e o presidente da Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, Renan Uccelli, participaram, na quarta (25), de um seminário sobre desenvolvimento e aplicação de tecnologias na indústria aeroespacial.
Vale ressaltar que a parceria entre os dois planetários, com o objetivo de trocar experiências e ampliar o conhecimento científico e as atividades turísticas entre o Brasil e a China, foi firmada em 16 de outubro.
Dia da Ópera
Também na quarta (25), mas no Planetário do Rio, na cúpula Carl Sagan, aconteceu o espetáculo "Arte Moderna 22: poéticas de Villa-Lobos e Tarsila do Amaral", em celebração do Dia Mundial da Ópera.
