Por: Marcelo Perilier

ExpoRio Turismo promove a integração das 12 regiões do estado no setor

Feira promete ser movimentada nos quatro dias de funcionamento | Foto: CM

Um evento para mostrar o quanto o setor turístico do Rio vai além da capital. Assim pode ser resumida a ExpoRio Turismo, que acontece neste fim de semana, no Espaço Lagoon, na Lagoa. O local, aliás, sofreu uma grande reforma da Empresas de Obras Públicas do Rio (Emop-RJ), para poder abrigar não apenas este, como também outros eventos futuramente.

A abertura da feira, além de autoridades e parlamentares, contou com a participação do secretário de Estado de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca; do presidente da Companhia de Turismo do Estado do Rio de Janeiro (TurisRio), Sérgio Ricardo; da secretária-executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes; do presidente da FecomércioRJ, Antonio Florencio de Queiroz; o subsecretário de Estado de Turismo, Nilo Sérgio Félix; a diretora regional do Sesc RJ, Regina Pinho; e subsecretário Marcelo Monfort.

O secretário Gustavo Tutuca ressaltou que o evento serve para mostrar os atrativos turísticos do Rio e interagir ainda mais as 12 regiões do estado.

"Temos feito esforço para o Rio ser promovido no cenário nacional e internacional, participando de todas as feiras e encontros, para promover o estado. Desde o fim da pandemia, necessitamos promover o turismo dentro do Rio e é fundamental que as 12 regiões tenham integração e a capital também conheça a cultura, a gastronomia e o artesanato do interior. E fazer o evento aqui no Lagoon, reabrindo o local, não apenas para o turismo, como também para outros eventos, é importante para a Zona Sul, que tem carência de um espaço bom para isso", afirmou Tutuca.

Pedro Guimarães, presidente do Apresenta Rio, grupo de empresários ligados ao setor de eventos e entretenimento, seguiu a linha de Tutuca sobre a importância do evento em aproximar os produtores de todas as regiões do estado.

"Importante a gente saber que hoje temos uma base para promover encontros, debates e discussões sobre o turismo e suas atividades e que essa cadeia possa a ser vista para todo o estado. Importante dizer que são 12 regiões turísticas, todas elas pujantes, promovendo suas identidades culturais", explicou Pedro

O presidente da Fecomércio, Antonio Florencio de Queiroz, destacou que o evento é marcante para o Rio, por mostrar como o setor é importante para o desenvolvimento da cidade.

"O turismo é a maior joia para o estado e temos várias preciosidades no interior para visitar. O Rio tem uma grande vantagem logística por não ser um estado grande, facilitando o deslocamento do turista, de uma forma rápida e eficiente. Temos procurado fazer pesquisas de como o Rio é atrativo e o resultados têm sido animadores e surpreendentes, pois todos que vêm aqui, querem voltar", disse Queiroz.

A secretária-executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, representando o ministro Celso Sabino, salientou como o Rio é uma cidade importante para a economia do Brasil, dizendo que a cidade foi a maior responsável por trazer os 4 milhões de turistas ao Brasil até o momento, no ano. Além disso, ressaltou que o setor de turismo é o segundo maior representante do PIB Nacional, perdendo para o setor de construção civil.

Rio será sede da OIT Américas

Durante a abertura, a secretária-executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, anunciou que o o ministro Celso Sabino, no Uzbequistão, assinou o acordo para o Rio ser a sede da Organização Internacional do Turismo das Américas.

"É um honra anunciar isso, ainda mais em um dia tão especial. O Brasil e o Rio ser sede do escritório das Américas da OIT é muito importante porque mostra o esforço do nosso trabalho. O Rio é uma cidade com belezas culturais, históricas e naturais exuberantes", disse a ministra em exercício.

Pedro Guimarães, presidente do Apresenta Rio, isso mostra o prestígio da cidade e do Brasil no cenário internacional perante ao trade.

"A Organização Internacional do Turismo decidir montar um escritório nas Américas no Brasil e no Rio é uma demonstração de prestígio e a prova do esforço do trabalho do secretário Tutuca e do governador Cláudio Castro no apoio ao setor", afirmou Pedro.

Já o presidente da FecomércioRJ, Antonio Florencio Queiroz, ressaltou como a sede da OIT pode favorecer ainda mais o turismo dentro do próprio estado.

"É um reconhecimento e uma importância para Rio e para o turismo isso, que é uma joia a ser explorada, com método e continuidade, pois o Rio tem belezas físicas, naturais e também estruturais, que, as vezes o próprio fluminense não sabe', explicou Queiroz.

Macaque in the trees
Superintendente da Secretaria de Estado da Mulher, delegada Tatiana Queiroz e Gustavo Tutuca anunciam o Selo Mulher Segura na ExpoRio Turismo | Foto: CM

Selo Mulher+Segura

Além do anúncio da sede da OIT das Américas, o evento também marcou a assinatura da parceria entre a Secretaria de Estado de Turismo e da Mulher, no programa Selo Mulher+Seguro, em que segmentos do setor, como bares e restaurantes, como parceiros contra a violência à mulher.

A superintendente de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, delegada Tatiana Queiroz, ressaltou a importância dessa parceria.

"Isso será um instrumento de combate e enfrentamento à mulher para combater o assédio e qualquer crime em eventos, bares e shows. A segurança da mulher é um dever de todos nós", afirmou Tatiana.

A ExpoRio Turismo vai até domingo (22), com muita informação sobre cultura, gastronomia e artesanato das 12 regiões do estado, além de shows e muito entretenimento para os fluminenses e turistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.