Por:

Estado inicia nova etapa do programa Ambiente Jovem

Thiago Pampolha participou da cerimônia | Foto: Governo do Rio

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade lançou, na terça (17), no Maracanãzinho, o novo ciclo do Ambiente Jovem, com a presença de 114 turmas de todas as regiões fluminenses. A cerimônia também marcou o início do segundo ano do maior programa de educação ambiental do país, que conta com uma série de novidades como o aumento da bolsa-auxílio dos estudantes, carga horária reestruturada e ampliação do número de Núcleos de Pertencimento (NUPs).

"O que faz o Ambiente Jovem ser o maior programa de educação ambiental do país não é só o seu tamanho, e sim a nossa vontade de fazer a diferença e de construir um mundo melhor, mais justo, plural e saudável para nós para e as próximas gerações. Esse é o espírito da nossa família verde, que irá fazer história no estado", celebrou o vice-governador e idealizador do programa, Thiago Pampolha, que também é secretário do meio ambiente.

Neste novo ciclo, os estudantes matriculados e com 75% de presença nas atividades terão um aumento na bolsa de estudos mensal, que passa a ser no valor de R$ 300. Além disso, com a reestruturação e ampliação da iniciativa, o programa irá contar, ao todo, com 12.500 vagas, divididas entre 250 NUPs.

Durante os quase seis meses da capacitação, os jovens terão uma carga horária de cerca de 7h semanais, com aulas práticas, teóricas, visitas de campo e participação em eventos ligados à pauta ambiental. Os futuros agentes ambientais irão se aprofundar em temas como mudanças climáticas, resíduos sólidos, sustentabilidade e cidadania.

Entre as cidades presentes na cerimônia, estiveram estudantes de Teresópolis, Piraí, Japeri, Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Paraíba do Sul e Miguel Pereira. Já os NUPs da capital fluminense foram representados por bairros como Anil, Lins de Vasconcelos, Padre Miguel, Santa Cruz e Rocinha.

A iniciativa tem como objetivo formar agentes de transformação ambiental em suas comunidades, além de orientá-los sobre inserção no mercado de trabalho e em cursos de nível superior, bem como sobre alternativas de geração de renda através de uma visão empreendedora e sustentável.

Podem se inscrever no programa os jovens de 16 a 24 anos que morem nas localidades dos NUPs. As inscrições são feitas online no site do Ambiente Jovem.

No último ano, o programa contou com 141 Núcleos de Pertencimentos espalhados por 41 cidades do território fluminense, e cinco mil estudantes beneficiados. Neste novo ciclo, o Ambiente Jovem foi reestruturado e ampliado para alcançar ainda mais jovens.