A Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja) está lançando mais um importante serviço, para garantir a segurança de dados pessoais dos empresários fluminenses: a proteção de CPF, que tem o objetivo de prevenir golpes e fraudes contra cidadãos, em relação ao seu cadastro de pessoa física, impedindo que as informações sejam utilizadas por terceiros.
"Desde o início de nossa gestão, assumimos o compromisso de melhorar o ambiente de negócios no estado e mantê-lo atraente para novos investimentos, o que tem resultado na atração de empresas e contribuído para o avanço da empregabilidade no Rio de Janeiro. Agora, a Jucerja, com mais esse serviço moderno, vai garantir ainda mais segurança aos empresários fluminenses", disse o governador Cláudio Castro.
O serviço impossibilita que o usuário tenha seu CPF usado em qualquer tipo de abertura de empresa ou alteração contratual na Jucerja, desde que esteja no quadro societário da empresa e/ou como assinante, representante, advogado ou contador na autarquia.
O bloqueio é feito através do portal da Junta Comercial (www.jucerja.rj.gov.br). Para isso, o usuário precisa fazer o login no site com sua conta GOV.BR e, em seguida, assinar um plano que poderá ser mensal, trimestral, semestral ou anual.
"A proteção de dados é uma necessidade na atualidade e a possibilidade de bloquear a utilização do CPF para a realização de abertura de empresas ou alterações contratuais na autarquia irá prevenir fraudes e golpes", explicou o presidente da Jucerja, Sergio Romay.
Vendas do varejo
Outra boa notícia para o setor econômico e empresário fluminense foram as vendas do varejo em agosto. O Rio, mais uma vez, superou a média nacional. No estado, as vendas cresceram 0,5%, enquanto no país, caiu 0,2%.
De acordo com o IBGE, algumas atividades se destacara, m como os ramos de hiper, supermercados, produtos alimentícios e bebidas. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços do estado, Vinicius Farah, acredita que os resultados do setor nos próximos meses serão ainda mais positivos.
"Temos pela frente a Black Friday e as compras para o Natal e Ano Novo, quando as vendas nas lojas físicas, principalmente, se acentuam, gerando a possibilidade de maior número de trabalhos temporários e contratações", explica Farah.