Por Déborah Gama
O Brasil é detentor de um dos maiores e mais completos programas de imunização do mundo. Em setembro, o Programa Nacional de Imunizações completou 50 anos e, ao longo deste tempo, instituiu rotinas de vacinação no país que contribuíram para a redução da mortalidade infantil, consequentemente protegendo as crianças de doenças como sarampo e poliomielite. Ao todo, mais de 40 imunobiológicos diferentes são disponibilizados gratuitamente no SUS, inclusive aqueles voltados para pacientes de condições clínicas específicas.
No Rio, a Secretaria Municipal de Saúde vem ampliando o serviço de imunização, com pontos de vacinação extras e unidades com horários de funcionamento estendidos. As ações fazem parte do "Vacina Rio", uma grande mobilização intersetorial para resgatar as coberturas vacinais dos cariocas de todas as idades.
A secretaria inaugurou a primeira loja-conceito de vacinação em um shopping, em 8 de outubro, no Park Shopping Campo Grande. Ela fica aberta durante o horário do centro comercial, de segunda-feira até sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 12h às 21h.
De acordo com a secretaria, a proposta é levar a outras regiões o modelo semelhante ao do Super Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, com as vacinas oferecidas pelo SUS.