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BRT terá frota ecologicamente correta

Articulados vão andar nas quatro linhas do sistema em operação na cidade | Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio, e a diretora-presidente da Mobi-Rio, Cláudia Secin, apresentaram, nesta terça (10), na Cidade das Artes, os 21 primeiros ônibus do BRT com a tecnologia sustentável Euro 6, que têm a capacidade de reduzir em até 80% a emissão de gases poluentes.

“Quero dar um recado para a população da Zona Oeste, que está há muito tempo sofrendo com os ônibus velhos do BRT da Transoeste. Estamos terminando as obras da pista ali e colocando concreto. Então, muito em breve vocês estarão andando em ônibus confortáveis, mais modernos e menos poluentes. Estamos felizes por poder entregar à população da Zona Oeste, e em breve aos usuários da Transbrasil, um transporte de qualidade, para que a experiência que as pessoas já estão vivendo na Transolímpica e na Transcarioca possa servir a todo o Sistema BRT implantado na cidade”, afirmou Paes.

O sistema Euro 6 estabelece limites mais rigorosos para as emissões de poluentes, assegurando a redução em 80% nas emissões de óxido de nitrogênio e de 50% nas emissões de Material Particulado em relação aos motores Euro 5 atuais. Além de gerar um impacto direto na saúde pública, porque a poluição está diretamente relacionada a doenças como hipertensão e problemas respiratórios, sobretudo em crianças e idosos.

“São 337 articulados nessa nova frota, da segunda leva de compras da Prefeitura, que vêm para a Transoeste e para a Transbrasil”, disse a secretária Maína Celidonio.

Os 21 articulados que chegaram são da montadora Marcopolo, possuem 23 metros de comprimento e têm a capacidade de transportar até 183 passageiros. Além da redução de poluentes, os ônibus contam com moderna tecnologia e são equipados com telemetria para análise de desempenho. Há interação com o usuário (microfone ambiente, painel de mensagens aos usuários que alertam sobre as próximas estações e alto-falantes), câmeras, portas reforçadas, aviso sonoro de fechamento das portas de embarque e desembarque, sistema de bloqueio de porta que impede o movimento do ônibus enquanto as portas estiverem abertas, cabine segregada para o motorista, painel de temperatura, área reservada a pessoas com deficiência, tomadas USB em todas as poltronas, entre outros itens.

“Os ônibus Euro 6 são a geração mais nova de ônibus articulados que está rodando no Brasil. São mais seguros e têm mais opções de telemetria, o que possibilita um gerenciamento mais eficaz da frota. Lembrando ainda que, assim como todos os articulados amarelinhos, esses novos ônibus não andam com as portas abertas. Ele ainda tem um incremento de segurança a mais. Se o veículo não estiver totalmente parado, as portas não abrem e também não fecham”, destacou Cláudia Secin.

Desde que iniciou a recuperação do sistema BRT, 291 novos articulados já estão em operação nos corredores Transolímpica, Transcarioca, no Lote Zero (trecho entre o Jardim Oceânico e o Terminal Alvorada) e na Avenida Cesário de Melo. Para fomentar a recuperação do Sistema BRT a Prefeitura do Rio tem investido quase R$ 2 bilhões em parceria com o Governo Federal, que já possibilitaram a compra dos 628 ônibus, a requalificação do corredor Transoeste e a construção de terminais e garagens públicas. Os investimentos foram adquiridos por meio de operações de crédito com o Banco do Brasil, no valor de R$ 1,2 bilhão, e com a Caixa Econômica Federal, de R$ 645,9 milhões.

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