Por:

Nova Iguaçu realizou mais de mil castrações em 2023

Expectativa inicial era castrar 4.800 cães e gatos, mas faltas atrapalharam a meta | Foto: Divulgação

A Prefeitura de Nova Iguaçu divulgou, nesta semana, Dia Mundial dos Animais, o balanço do primeiro semestre do atendimento gratuito para castração de cães e gatos no município. O serviço começou a ser realizado no início do ano. Somente entre janeiro e junho, 2600 tutores foram agendados e 1.074 animais foram castrados. A ação acontece graças a uma parceria entre a Secretaria Municipal de Governo (SEMUG), por meio da Assessoria Especial de Proteção Animal, a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), a Clínica Veterinária da Universidade Iguaçu (UNIG) e o Hospital Veterinário da Estácio. Os números de animais já imunizados durante a Campanha de Vacinação Antirrábica e de pets adotados nas feiras municipais também foram divulgados.

A expectativa inicial da Assessoria Especial de Proteção Animal era castrar 4.800 cães e gatos. No entanto, apenas 22% da meta foi alcançada nos seis primeiros meses. A diferença entre o número de animais atendidos e castrados se deve, principalmente, ao número de faltosos após o agendamento para a castração. Vale ressaltar que cada tutor leva, em média, três animais para atendimento.

"Nosso projeto de castração preza pela saúde do animal. As clínicas avaliam a saúde dos cães e gatos, realizando exames de sangue para ter certeza de que eles estão em boas condições para serem castrados. Infelizmente, por risco à vida, alguns pets são vetados após esta avaliação. No entanto, o grande problema é que muitos tutores, mesmo após seus bichinhos serem aprovados, não retornam à clínica no dia em que a castração é agendada", revela Naira Pereira, assessora especial de Proteção Animal.

Duas das razões de veto à castração são os fatores idade e peso. No entanto, quando os animais são vetados por não apresentarem boas condições de saúde após o exame de sangue, os tutores são orientados quanto ao tratamento que devem buscar. Desta forma, os pets podem ser reavaliados e finalmente castrados, caso estejam aptos.