A maioria dos turistas quando visita o Rio de Janeiro busca conhecer os cartões postais como o Cristo Redentor, o Jardim Botânico e o Pão de Açúcar. Agora, as pessoas podem acrescentar em seu itinerário outras experiências culturais que vão surpreender os gostos mais exigentes.
Um deles é o Museu da Chácara do Céu, em Santa Teresa. Os jardins são do paisagista Roberto Burle Marx e o acervo é integrado por exemplares de pinturas, desenhos e gravuras de artistas estrangeiros e brasileiros, da segunda metade do século XIX a meados do XX, representativos da evolução histórico-artística europeia, a partir do academismo, e da brasileira, a partir do realismo.
O museu abriga, até 29 de outubro, a exposição "Sensações: Pintura Gestual Chinesa" com dezenas de obras do artista chinês Mzyellow. Algumas serão apresentadas em grande formato, tendo sido criadas nos últimos 10 anos. Mzyellow é um dos artistas mais dinâmicos da atualidade e pinta com gestos viscerais, criando imagens abstratas que dialogam com as tradições milenares da caligrafia e da tinta sobre papel de arroz.
Outro na capital é o Bistrô ACASA, na Lapa, um achado memorável para quem deseja ter uma experiência degustativa renovada e ainda conhecer um belo espaço cultural. Residência de Anna Thereza Marz Monteiro, mais conhecida como Anna Marz, o Bistrô é carregado pela história familiar da anfitriã do local.
O lugar mistura arte e cultura, com um restaurante que oferece uma culinária inspirada na Romênia, com temperos e outros detalhes da Amazônia, com um toque de cozinha afetiva.
Brejal, em Petrópolis, é opção
Um que também é pouco explorado no estado do Rio, mas está repleto de atividade cultural é o distrito do Brejal, em Petrópolis, na Região Serrana. Conhecida como uma área eco-rural, a localidade é cheia de atrativos naturais, produtos orgânicos, hortas e sítios. É a região mais distante do centro histórico, com distância em torno de 45 Km.
Uma das atividades mais procuradas pelos visitantes é o Circuito Caminhos do Brejal. Composto por 19 propriedades abertas à visitação, o passeio reúne as mais variadas atividades rurais e artesanais. As visitas são feitas mediante agendamento prévio, o que assegura um passeio exclusivo e mais acolhedor. É possível colher, degustar, comprar e vivenciar outras experiências em perfeita harmonia com a natureza.
Assim como ocorre em outros destinos rurais locais, no Brejal o centrinho é praticamente inexistente. É um destino de turismo ecológico, que está longe de ser um centro de consumo. Portanto, o ideal é aproveitar a natureza e descobrir os produtos locais que oferecem sabores que você não encontrará em nenhum outro lugar. É relaxar e curtir o paraíso verde, se deleitando com ar puro e vida do campo.
O Sítio Jequitibá-Mirim é um lugar que as pessoas que passem pelo Brejal não podem deixar de visitar. No local, come-se a verdadeira comida brasileira feita no fogão à lenha. Tem cachoeira, piscina natural, animais e muita mata ao redor para preencher a alma de energia boa. É possível se hospedar. O sítio é pet friendly e funciona com agendamento.