Por:

Canal de São Lourenço terá sua dragagem

Representantes do setor de petróleo e gás, da pesca e de atividades portuárias de Niterói viveram um momento histórico e esperado há mais de 30 anos na cidade. Na segunda (18), o prefeito Axel Grael e o ex-prefeito e secretário Executivo, Rodrigo Neves, assinaram o contrato para a execução da tão sonhada obra de dragagem do Canal de São Lourenço. A intervenção, que começará em dezembro, após a execução do projeto básico de engenharia, será executada pelo Consórcio Fluminense, vencedor da licitação e formado pelas empresas DTA Engenharia Ltda e SK Infraestrutura Ltda, terá investimento de cerca de R$ 138 milhões, por parte da Prefeitura de Niterói e previsão de término em até 15 meses.

A obra de dragagem do Canal de São Lourenço tem o objetivo de ampliar o acesso da infraestrutura aquaviária ao Complexo Industrial e Portuário e vai revitalizar todo segmento dentro o projeto Niterói 450 anos voltado para Economia do Mar, alavancando toda a produção dos setores e gerando cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos.

O desassoreamento do trecho da Baía de Guanabara acontecerá entre a Ilha da Conceição e a Ponte Rio-Niterói e aumentará de 7 para 11 metros a sua profundidade (calado), o que permitirá o aumento da função operacional dos estaleiros, o estímulo a novas construções de embarcações e a movimentação do setor de reparos e offshore.