Por:

Sem lei, sem alma, mas com balõezinhos

Matéria gibis 23/12/22 | Foto: Divulgação

Por Rodrigo Fonseca

Especial para o Correio da Manhã

Pedro Almodóvar tem um faroeste rodado, já em montagem, pra estrear no ano que vem - o curta "Strange Way Of Life", com Ethan Hawke e Pedro Pascal - e Martin Scorsese também vai investir no gênero, com "Assassinos da Lua das Flores", estrelado por Leonardo DiCaprio, Jesse Plemmons, Robert De Niro, Brendan Fraser e John Lithgow. Esses títulos renovam um gênero que o politicamente condenou à morte, mas que vem buscando sobrevida numa dimensão de papel, além do cinema: os quadrinhos.

Neste fim de ano e no início de 2023, a chegada de uma leva nova de HQs ambientadas no Oeste Selvagem promove uma revolução no lugar que o filão ocupa nas bancas, nas livrarias e nas lojas especializadas em gibis do país. O caso mais badalado é "Gatilho Maldito - A Dolorosa Jornada de Ichabod Azrael", importado do selo inglês 2000 AD pela editora Alta Geek. Rob Williams assina o roteiro e Dom Reardom cede seu traço a uma cruzada de vingança sinistra.

Astro rei das HQs de faroeste da DC Comics, Jonah Hex - que virou filme em 2010 - vai ganhar edição encadernada de suas aventuras no Brasil, em março, pela Panini Comics. O álbum resgata tramas escritas por Joe Lansdale para o selo Vertigo, com arte da lenda Timothy Truman ("Mundo Gavião"). Criado em fevereiro de 1972, por John Albano e Tony DeZuniga, na revista "All-Star Western" nº 10, Hex é um pistoleiro de rosto deformado que desbrava uma América selvagem em tramas nas raias do sobrenatural.

Para o ano que vem uma obra-prima do faroeste nas artes gráficas, "Welcome to Springville", estará de volta às gibiterias. Giancarlo Berardi assina o roteiro da aventura publicada em Itália na revista "Skorpio", de 1977 a 79, em P&B. Na arte, o traço de Renzo Calegari (1933-2017) é um marco no gênero, aclamado pela excelência de seu desenho dionisíaco. Escritor festejado, Ivo Milazzo chegou a desenhar parte dessa epopeia, sobre uma cidade americana no século XIX onde o colt era e Lei e o Oeste selvagem era o norte. Em terras brasileiras, os habitantes dessa Springville de papel nos foram apresentados pela revista "Histórias do Faroeste", a partir do seu nº. 12, em novembro de 1980. À época, a edição optou pelo chamado "formatinho", que tornava minúsculas paisagens panorâmicas de Calegari. Mas estas ganham um novo escopo na versão que sairá aqui pela Ed. Graphite, num projeto gestado via crowdfunding.

Ainda na seara dos quadrinhos italianos, a Mythos tem feito um trabalho impecável no país ao relançar por aqui as peripécias de Ken Parker, um aventureiro criado em 1974 num tributo dos gibis ao eremita Jeremiah Johnson, personagem vivido por Robert Redford no cult "Mais Forte Que a Vingança", de 1972. Suas HQs carregam um apelo ecológico envolvente.

Não há como se falar em western nos gibis sem citar o caubói nº 1 dos fumetti, HQs da Itália: Tex. Ele regressa ao formato dos álbuns de luxo com a graphic Novel "Águas Negras", de Pasquale Ruju e Giampiero Casertano. Que acerto da Mythos lançar esta aventura no árido sudoeste americano onde lavradores precisam conviver com a seca e a mão de ferro do cruel rancheiro Vicente Samargo e seus pistoleiros.