Por Rodrigo Fonseca
Especial para o Correio da Manhã
Pipocam no site da editora Panini Comics ofertas de dois gibis envolvendo o anti-herói, outrora vilão, que pode elevar as bilheterias dos cinemas ao Infinito, e além, encarnado e Dwayne The Rock Johnson. Um dos títulos é "Os Arquivos Secretos da Sociedade da Justiça" e o outro, "A Era das Trevas", ambos protagonizados por Adão Negro.
O filme baseado em suas aventuras no universo da DC Comics (o mesmo do Superman, a quem ele já peitou algumas vezes) vaai estrear no dia 20 de outubro, tendo Dwayne no papel central.
Com um visual parecido com o do Capitão Marvel (alter ego de Billy Batson, mais conhecido por seu grito, "Shazam!"), o personagem foi criado por Otto Binder e C. C. Beck, e apareceu pela primeira vez numa HQ da Fawcett Comics, "The Marvel Family", numa edição do Natal de 1945. Por anos a fio, até o Shazam ser incorporado pela DC, nos anos 1970, o Adão Negro, chamado Teth-Adam, era o algoz do vigilante do Olimpo.
Mas, a partir dos anos 1990, com os quadrinhos de Jerry Ordway, o terrorista com poderes oriundos da magia dos deuses virou uma espécie de protetor da Terra. Daí o interesse de um astro como The Rock numa figura tão controversa.
Encarado como um potencial blockbuster, o filme, "Black Adam no original, foi dirigido pelo catalão Jaume Collet-Serra (de "A Órfã") e vai mostrar a saga de um homem escravizado que ganha poderes mágicos similares aos do Shazam. Num depoimento dado durante o evento nerd DC Fandome, em 2020, Johnson deixou claro que a ira é o norte de Adão, embora tenha desmitificado sua clássica representação como um agente do crime.
"Seria ótimo se Adão Negro andasse com o Superman. Eles poderiam ser amigos. Ou não..." ironizou o astro, que mostrou croquis animados do projeto, na ocasião.
Personagens icônicos da Sociedade da Justiça da América estarão no longa, como o Gavião (que será vivido por Aldis Hodge), Esmaga-Átomo (confiado a Noah Centineo) e o Sr. Destino, que pode dar a Pierce Brosnan seu papel mais pop desde sua fase como 007, de 1995 a 2002. Viola Davis vai aparecer no longa retomando a figura de Amanda Waller, a supervisora do Esquadrão Suicida.
É possível conhecer melhor os coadjuvantes do Adão Negro no encadernado "Sociedade da Justiça da América por Geoff Johns", uma pataca de 1280 páginas. Já estão à venda em lojas como a Ri-Happy uma linha de brinquedos de Adão Negro, incluindo o Sr. Destino.