Lula cobra Flávio Bolsonaro sobre fim da escala 6x1
Presidente questionou como adversário pretende votar e orientar bancada do PL na proposta em discussão no Senado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a abordar o fim da escala de trabalho 6x1 em suas redes sociais nesta quarta-feira (7). Em um vídeo publicado durante a campanha para o segundo turno, o petista cobrou do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), seu adversário na disputa pela Presidência, uma posição sobre a proposta em tramitação no Congresso.
Na gravação, Lula questionou como Flávio pretende votar a proposta e qual orientação deverá dar à bancada do PL no Congresso.
“Eu quero saber como é que o Flávio Bolsonaro vai votar. Eu quero saber como é que ele vai orientar o PL para votar”, afirmou o presidente.
A publicação ocorre em meio à retomada da discussão sobre a escala 6x1 no Senado. A PEC 221/2019 começou a ser debatida no plenário da Casa na terça-feira (6), com novas sessões previstas para esta quarta (7) e quinta-feira (8). Antes de ser submetido à votação em primeiro turno, o texto precisa passar pela fase de discussões exigida pelo regimento do Senado.
Lula explica proposta
No vídeo, Lula apresentou a mudança como uma substituição do modelo atual, de seis dias trabalhados para um de descanso, por uma jornada de cinco dias de trabalho e dois de folga.
Segundo o presidente, a medida permitiria ampliar o período de descanso e o tempo de convivência dos trabalhadores com familiares.
“Por que nós queremos que o trabalhador fique dois dias em casa? Para ele descansar mais, para ele poder viver mais com a família, para passear com os filhos, para visitar os parentes, para ele poder ter um pouco de lazer na sua vida”, declarou.
Lula também afirmou que a discussão no Congresso permitirá que os eleitores conheçam a posição dos candidatos sobre o tema.
“Agora chegou a hora do povo saber a verdade. Quem é quem nesse país”, disse.
Proposta prevê jornada de 40 horas
A PEC 221/2019 prevê a redução da jornada máxima de 44 para 40 horas semanais, com a possibilidade de cinco dias de trabalho e dois dias de descanso remunerado, sem redução salarial. O texto também estabelece uma transição para a nova jornada.
A proposta foi aprovada pela Câmara dos Deputados em maio e, posteriormente, passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. Agora, está na fase de discussão no plenário da Casa.
Para avançar, a PEC ainda precisará ser votada em dois turnos no Senado. Caso seja aprovada sem alterações que exijam nova análise, seguirá para as etapas seguintes do processo legislativo.
Campanha amplia presença nas redes
O novo vídeo foi publicado no mesmo dia em que Lula divulgou outra gravação nas redes sociais na qual pediu que seus apoiadores saíssem às ruas e conversassem com eleitores durante a campanha do segundo turno.
Após o resultado do primeiro turno, integrantes da campanha passaram a defender uma presença maior do presidente nas plataformas digitais. A estratégia ocorre em meio à disputa com Flávio Bolsonaro, que avançou para o segundo turno ao lado de Lula.
A discussão sobre a escala 6x1 passou a ocupar espaço na campanha presidencial justamente quando o Senado iniciou a análise da proposta. Flávio Bolsonaro, por sua vez, também se manifestou sobre o tema e criticou a forma como Lula vem tratando a questão.