PF ordena retorno imediato de Eduardo Bolsonaro ao cargo de escrivão

Decisão foi tomada após o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ter o mandato de deputado federal cassado pela câmara por excesso de faltas

Por Redação

Eduardo Bolsonaro

A Polícia Federal determinou o “retorno imediato” de Eduardo Bolsonaro (PL) ao cargo de escrivão, carreira da qual estava afastado para exercer o cargo de deputado federal. 

Eleito pela primeira vez em 2015 como representante do estado de São Paulo, o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve o mandato cassado no dia 18 de dezembro por não ter comparecido às sessões deliberativas da Câmara dos Deputados. Ele está desde março nos Estados Unidos, para onde foi com o objetivo de articular sanções do governo Donald Trump contra o Brasil e autoridades brasileiras.

Como não ocupa mais o cargo de deputado, ele deverá retornar à Polícia Federal. O ato declaratório da corporação foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (2) e determina “a cessação do afastamento para exercício de mandato eletivo, a partir de 19 de dezembro de 2025”.

Fuga para os EUA

Em março do ano passado, Eduardo Bolsonaro fugiu para os Estados Unidos e pediu licença do mandato parlamentar. A licença terminou em 21 de julho, mas o parlamentar não retornou ao Brasil e já acumulava um número expressivo de faltas não justificadas em sessões plenárias.

Em setembro, Motta rejeitou a indicação do deputado para exercer a liderança da minoria na Casa, argumentando que não há possibilidade de exercer o mandato parlamentar estando ausente do território nacional.

Eduardo Bolsonaro também é réu em processo no STF por promover sanções contra o Brasil para evitar o julgamento de seu pai, Jair Bolsonaro, pela trama golpista.

*com informações da Agência Brasil