Lula sai na frente de todos os candidatos, diz Paraná Pesquisas

Levantamento aponta vantagem do petista em todos os adversários no primeiro e segundo turnos

Por Gabriela Gallo

Lula venceria tanto Bolsonaro quanto Michelle

Poucos dias após um levantamento da Pesquisa AltasIntel divulgar que, em possíveis cenários para a corrida eleitoral de 2026, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) poderia vencer mesmo no primeiro turno, um levantamento da Pesquisa de Opinião Pública Nacional do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta segunda-feira (27), reforçou esse quadro. Agora, porém, segundo o Paraná Pesquisas, Lula não venceria no primeiro turno em nenhuma das alternativas pesquisadas. Apesar dos possíveis cenários eleitorais não apresentarem vitória logo no primeiro turno, o Instituto Paraná Pesquisas evidencia que, em todas as possibilidades até o momento, Lula sairia na frente. As pesquisas foram divulgadas pouco após ele confirmar que concorrerá à reeleição em 2026.

Os dados da pesquisa foram levantados através de entrevistas pessoais, entre os dias 21 a 24 de outubro. Foram entrevistados 2.020 eleitores de 162 municípios, divididos entre as 27 unidades da federação. A amostra tem grau de confiança de 95% para uma margem estimada de erro de 2,2 pontos percentuais para os resultados gerais, para mais ou para menos.

Cenários

Em um primeiro cenário de primeiro turno eleitoral para 2026, desconsiderando a decisão de inelegibilidade imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o presidente Lula tem 37% das intenções de votos para a Presidência da República e o ex-presidente Jair Bolsonaro tem 31% das intenções de votos.

Em seguida, está o ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (com 7,5% de intenções de voto) e o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD). Esse cenário considerou que, com a possível candidatura de Bolsonaro, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) não disputaria a corrida presidencial, mas sua reeleição no governo paulista.

Em um segundo cenário – considerando que Bolsonaro não poderá participar da corrida presidencial –, o presidente Lula ainda tem a vantagem com 37,3% das intenções de voto em um eventual primeiro turno. Em segundo lugar aparece a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (28% das intenções de votos), seguida de Ratinho Júnior (8,5%) e Ciro Gomes (8,2%).

Em um terceiro cenário, agora com Tarcísio de Freitas disputando a cadeira presidencial, Lula segue na frente com 37,4% das intenções de votos, Tarcísio em segundo com 22,3% das intenções de votos, Ciro Gomes com 9% e Ratinho Júnior com 8,1% das intenções de voto.

Finalmente, em um quarto cenário em que o principal representante da direita seja o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho mais velho do ex-presidente Jair Bolsonaro, o petista segue na liderança com 37,6% das intenções de voto, Flávio Bolsonaro com 19,2% de voto, Ratinho Júnior com 9,6% e Ciro Gomes com 8,9%.

Segundo turno

Já em um eventual segundo turno, o presidente Lula ficaria na frente dos adversários nos quatro cenários hipotéticos questionados. Em um segundo turno entre Lula e Jair Bolsonaro o petista tem 44,9% das intenções de voto e o ex-presidente 41,6%. No segundo cenário, entre Lula e Michelle Bolsonaro, o atual presidente computa 44,7% das intenções de voto e a ex-primeira-dama também tem 41,6% das intenções de voto.

Em um terceiro cenário entre o presidente e o governador de São Paulo, Lula tem 44,9% das intenções de voto e Tarcísio tem 40,9% das intenções de voto. Finalmente, no quarto cenário em que disputariam Lula e Flávio Bolsonaro, o petista tem 46,7% das intenções de voto e o senador tem 37% das intenções de voto.