Por: Rudolfo Lago

Eleições: PL sai à frente nas disputas de segundo turno

Antes de esbravejar contra a Enel, Ricardo Nunes precisa olhar para as suas atribuições não cumpridas. A manutenção da arborização urbana é um exemplo gritante. | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Por Rudolfo Lago

Se for confirmado o que dizem as primeiras pesquisas, o PL será o partido mais vitorioso no segundo turno na disputa pelas capitais.

Desde o início do ano, o Correio da Manhã vem apresentando o quadro geral da corrida eleitoral nas capitais, com base nas pesquisas mais recentes. E apresenta agora o primeiro quadro nas 15 capitais em que haverá segundo turno. Em algumas delas, já foram divulgadas pesquisas após o primeiro turno no último domingo (6). Em outras, foi utilizada a última simulação, feita no sábado (5), véspera da eleição. Em somente duas capitais, Goiânia e Porto Velho, não foram encontradas nem pesquisas nem simulações de segundo turno.

Tomando-se, portanto, esses dados, descontando-se a margem de erro, o PL lidera em quatro capitais. O MDB vem em seguida, liderando em três, incluindo a maior cidade do país, São Paulo, com o prefeito Ricardo Nunes. O PSD está à frente em duas. E PT, PP e Avante lideram em uma capital do país.

O PL está à frente em Aracaju, Fortaleza, Palmas e Cuiabá. O MDB lidera em Porto Alegre, São Paulo e Belém. O PSD em Curitiba e Belo Horizonte. O PT lidera em Natal. O PP em João Pessoa. E o Avante em Manaus.

No total

No total das capitais brasileiras, se esses números foram confirmados, o PL também será o partido com maior número de prefeitos na principal cidade de cada um dos 26 estados. Administrará seis capitais. MDB e PSD virão em seguida, com cinco. O União Brasil terá dois prefeitos de capital. E PT, PP, PSB e Avante, um.

No caso, o quadro ficará mais semelhante ao resultado da eleição para vereador nas capitais. O PL já era o partido que elegeu o maior número de vereadores nas capitais brasileiras: 96. O PSD elegeu 73. O PP e o MDB fizeram 69. O PL terá a maioria nas Câmaras Municipais de Florianópolis, Belo Horizonte, Cuiabá, Palmas e Maceió.

PT

O partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva só aparece à frente em Natal, com a deputada Natália Bonavides. Mesmo assim, em empate dentro da margem de erro, de acordo com a simulação da AtlasIntel na véspera do primeiro turno, no dia 5 de outubro. Ela aparecia com 42% das intenções de voto, contra 41% de Paulinho Freira, do União Brasil.

Nas outras capitais onde disputa o segundo turno, o PT está atrás. Em Porto Alegre, o prefeito Sebastião Melo (MDB) vence a deputada federal Maria do Rosário. Em Fortaleza, André Fernandes (PL) lidera sobre Evandro Leitão. Em Cuiabá, Abílio Brunini (PL) está à frente de Lúdio Cabral.

Em outra disputa com nome da esquerda que o governo apoia, Guilherme Boulos perde, segundo o Datafolha, para Ricardo Nunes.