Três pesquisas divulgadas esta semana apresentaram cenários díspares sobre a corrida pela prefeitura de São Paulo, a maior cidade do país. Elas convergem, porém, em dois pontos. O primeiro é que a eleição está disputadíssima. O segundo ponto é a impressionante evolução do coach Pablo Marçal, que entrou como uma espécie de aventureiro na disputa pelo PRTB e parece começar a se consolidar como opção entre os eleitores de direita da cidade.
Na pesquisa AtlasIntel, divulgada na quarta-feira (21), quem lidera a disputa é o deputado federal Guilherme Boulos (Psol), com 28,5%. No caso, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) é quem aparece em segundo, com 21%. E Marçal é o terceiro, com 16,3%. Esse levantamento já apontava quedas tanto de Boulos quanto de Nunes e ascensão de Pablo Marçal.
Veio, então, na quinta-feira (22), a pesquisa do Instituto Datafolha, apontando crescimento ainda mais impressionante de Marçal. Nesse levantamento, ele já aparece em segundo, empatado com Boulos, que lidera e superando Nunes. Mas os três empatados, dentro da margem de erro: 23% contra 21% e 19%, respectivamente.
O Paraná Pesquisas, na sexta-feira (23), já mostra outro quadro, com Nunes à frente. Mas de novo empate em três e de novo a aproximação de Marçal. Nesse levantamento, o prefeito de São Paulo tem 24,1%; Boulos tem 21,9%, e Marçal vem em seguida com 17,9%.
A ascensão de Pablo Marçal em São Paulo, desorientando grupos à direita e dentro do bolsonarismo é o principal dado do novo quadro que o Correio da Manhã vem fazendo consolidando as pesquisas mais recentes em cada capital.
PT em Teresina
Com relação ao levantamento anterior, há mudanças no desempenho do PT e de partidos aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O partido de Lula já não aparece mais liderando em Porto Alegre, conforme a pesquisa mais recente, do Instituto Methodus. Voltou ali à liderança, conforme o levantamento, o prefeito Sebastião Melo (MDB). Mas ele não está descolado da deputada federal Maria do Rosário (PT), que antes liderava. Os dois estão em empate técnico.
A novidade para o PT agora é a liderança em Teresina. Pesquisa do Instituto Credibilidade aponta liderança do deputado estadual Fábio Novo.
Fenômenos
O quadro atualizado volta a mostrar o prefeito do Recife, João Campos (PSB), como grande fenômeno eleitoral. Mas agora não é mais ele aquele que lidera com a maior folga sobre os adversários. Segundo o Datafolha, João Campos tem 76% das intenções de voto.
Mas no Macapá, o atual prefeito, Dr. Furlan, parece ser uma quase unanimidade. Pesquisa do Instituto Futuro o mostra com 85% das intenções de voto.
Centro conservador
O levantamento mostra, então, que, se a eleição municipal é a prévia da próxima eleição nacional, o centro conservador será o grande fiel da balança. Dois partidos com esse espectro que hoje estão na base do governo Lula mas oscilam com relação a esse apoio são os que lideram no maior número de capitais.
O União Brasil está à frente em seis: Salvador, Fortaleza, Boa Vista, Porto Velho, Cuiabá (em empate com o PL) e Campo Grande. O PSD em cinco: Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro, Natal e São Luís.
Em seguida, vêm MDB e PL com quatro. O MDB lidera em Porto Alegre, Belém, Macapá e Rio Branco (considerando o Paraná Pesquisas, lideraria também em São Paulo). O PL está à frente em Aracaju, Maceió, Palmas e Cuiabá (em empate com o União Brasil).
Veja abaixo a situação em cada capital:
Porto Alegre
Pesquisa do Instituto Methodus publicada em 18 de agosto mostra retorno do prefeito Sebastião Melo (MDB) à liderança, mas num empate com a deputada Maria do Rosário (PT). Segundo a pesquisa, Melo tem 29,6%, enquanto Maria do Rosário tem 26,8%.
Florianópolis
Pesquisa Futura para a revista Exame do dia 13 de agosto aponta liderança do prefeito Topázio Neto (PSD). O prefeito tem 46.9% das intenções de voto. Em segundo, o deputado estadual Marquito (Psol), com 14.9%.
Curitiba
O vice-prefeito Eduardo Pimentel (PSD) lidera, segundo pesquisa do Instituto Radar Inteligência divulgada na quinta-feira (22). Pimentel tem 25,1%. Em segundo, vem Ney Leprevost (União Brasil), com 15,7%. Luciano Ducci (PSB) empata com ele na margem de erro, com 13,8%. Roberto Requião (Mobiliza) também empata, com 12,6%.
São Paulo
Pesquisas díspares em São Paulo sobre quem lidera apontam todas para o mesmo fenômeno: o crescimento de Pablo Marçal (PRTB). Na Datafolha divulgada na quinta-feira, ele já seria o segundo, ultrapassando o prefeito Ricardo Nunes (MDB). Os três, porém, empatados. Nessa pesquisa, Guilherme Boulos tem 23%. Marçal tem 21%. E Nunes, 19%.
Rio de Janeiro
O prefeito Eduardo Paes (PSD) lidera com folga no Rio de Janeiro, segundo Datafolha de quinta-feira (22). Ele tem 56% das intenções de voto. Em segundo, vem o deputado federal Alexandre Ramagem (PL). Logo atrás, o deputado federal Tarcísio Mota (Psol), com 7%.
Belo Horizonte
O deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) lidera, segundo pesquisa do Datafolha divulgada na sexta-feira (23). Ele aparece com 27%. Cinco disputam empatados o segundo lugar: o senador Carlos Viana (Podemos) tem 12%; o prefeito Fuad Noman (PSD) tem 10%. Mesmo percentual do deputado estadual Bruno Engler (PL) e da deputada federal Duda Salabert (PDT). Com 7%, vem o senador Rogério Correia (PT).
Vitória
O Instituto Futura divulgou no dia 19 pesquisa que aponta para a liderança do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos). Ele aparece com 50,2% das intenções de voto. O segundo é o ex-prefeito João Coser (PT), com 21,8%.
Salvador
Pesquisa Futura aponta liderança folgada do prefeito Bruno Reis (União Brasil), com 61,2% das intenções de voto. O vice-governador Geraldo Junior (MDB) é o segundo, com 13,8%.
Aracaju
Segundo levantamento do Instituto França de Pesquisas de 24 de julho, a vereadora Emilia Correia (PL) liderava com 26% dos votos. Em segundo, a deputada federal Yandra Moura (União), com 15%.
Maceió
O levantamento mais recente é do Paraná Pesquisas, do dia 26 de junho. Mostra liderança do prefeito João Henrique Caldas (PL), conhecido como JHC, com 54,4%. O deputado federal Alfredo Gaspar (União) é o segundo, com 14.9%.
Recife
O prefeito João Campos (PSB) segue como o maior fenômeno até agora das eleições nas capitais. Segundo o Datafolha divulgado na quinta-feira (22), João Campos tem 76% das intenções de voto para a sua reeleição. O ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL) vem em segundo, com 6%. Empatados com ele o secretário de Turismo de Pernambuco, Daniel Coelho (Cidadania), com 5%, e a deputada estadual Dani Portela (Psol), com 4%.
João Pessoa
O prefeito Cícero Lucena (PP) lidera pesquisa do Instituto Futura do dia 9 de agosto. Ele aparece com 39,1% das intenções de voto. Em segundo, o deputado estadual Luciano Cartaxo (PT), com 16,5%. O deputado federal Ruy Carneiro (Podemos) e o ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga (PL) vêm seguida, empatados dentro da margem de erro que é de 4%, com 14,4% e 12,6%, respectivamente.
Natal
Segundo o Instituto Futura no dia 14 de agosto, lidera o ex-prefeito Carlos Eduardo Alves (PSD), com 37,1%. Em segundo, o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil), com 21,7%.
Fortaleza
O Instituto Quaest mostra, em pesquisa divulgada na quinta-feira (22) liderança de Capitão Wagner (União Brasil), com 31%. O prefeito José Sarto (PDT) é o segundo, com 22%.
Teresina
Segundo o Instituto Credibilidade, na sexta-feira (23), a liderança é do deputado estadual Fábio Novo (PT), com 45,23%. Em segundo, vem Silvio Mendes (União Brasil), com 35,54%.
São Luís
Não foram encontradas pesquisas recentes. No dia 1o de fevereiro, pesquisa do Instituto DataIlha apontava liderança do prefeito Eduardo Braide (PSD), com 39,7%. Em segundo, o deputado federal Duarte Jr. (PSB), com 20,6%.
Palmas
Levantamento do Instituto Futura do dia 14 de agosto aponta liderança da vereadora Janad Valcari (PL), com 36,7% das intenções de voto. O ex-senador Eduardo Siqueira Campos (Podemos) é segundo, com 25,8%.
Belém
Pesquisa Atlas do dia 15 de agosto mostra empate entre o deputado estadual Igor Normando (MDB), com 36,5%, e o deputado federal Éder Mauro (PL), com 34,7%.
Macapá
Pesquisa Futura do dia 21 de agosto aponta o prefeito Dr. Furlan (MDB) no momento como o maior fenômeno das eleições nas capais. Ele lidera, segundo a pesquisa, com 85%. A segunda colocada, Patrícia Ferraz (Podemos), tem somente 3,6%.
Boa Vista
Não há pesquisas recentes. Pesquisa Innquesti do dia 2 de fevereiro apontava liderança da deputada estadual Catarina Guerra (União Brasil), com 16%. Em segundo, o atual prefeito, Arhur Henrique (MDB), com 6%.
Manaus
Pesquisa Quaest do dia 1º de agosto mostra liderança do prefeito Davi Almeida (Avante), com 33%. Em segundo, o deputado federal Amon Mandel (Cidadania), com 22%.
Porto Velho
Paraná Pesquisas do dia 15 de julho apontava liderança da deputada federal Mariana Carvalho (União Brasil), com 40,3%. Em segundo, Léo Moraes (Podemos), com 20,4%.
Rio Branco
Instituto Futura no dia 22 de agosto aponta o ex-prefeito Marcus Alexandre (MDB) na liderança, 43%. O atual prefeito, Tião Bocalon (PL), vem em seguida, com 33,8%.
Cuiabá
Empate na disputa pela prefeitura entre o deputado federal Abílio Brunini (PL) e o deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil). Brunini tem 31,8%, e Botelho 315%.
Campo Grande
Instituto Rankin na quarta-feira (21) apontava a ex-deputada federal Rose Modesto (União Brasil) na liderança, com 37%. Em seguida, o deputado federal Beto Pereira (PSDB), com 22%. A prefeita Adriane Lopes (PP) é a terceira, com 17,2%.
Goiânia
A deputada federal Adriana Accorsi (PT) está empatada como senador Vanderlan Cardoso (PSD), de acordo levantamento Futura Inteligência do dia 14 de agosto. A deputada tem 23,4%, e o senador, 21,9%.