MDB, PSD, PL e União lideram corrida pelas capitais

Esquerda, porém, tem chance de eleger prefeito da maior cidade do país

Por Rudolfo Lago

Boulos lidera, segundo pesquisa, as eleições em São Paulo

Em dezembro, o Correio da Manhã publicou primeiro levantamento com base nas pesquisas feitas nas capitais do país sobre a corrida eleitoral Embora em muitas capitais, as pesquisas mais recentes ainda tenham sido feitas no ano passado, em outras houve atualização. O quadro, porém, segue mostrando um predomínio dos candidatos mais identificados com o centro e com a direita. Dois partidos de centro – MDB e PSD – e dois mais à direita – o PL e o União Brasil – hoje lideram, segundo as pesquisas, as eleições em quatro capitais cada um. Desses, o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, é nitidamente um partido de oposição. O MDB, o PSD e o União Brasil integram a base do governo, inclusive com ministérios, embora a posição do União Brasil seja mais dúbia.

A esquerda, porém, aparece como favorita para governar São Paulo, a maior cidade do país, com Guilherme Boulos (Psol). E o PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que no levantamento anterior não liderava em nenhuma capital, agora aparece á frente em Goiãnia, embora numa situação de empate técnico com outros dois candidatos, com a deputada federal Adriana Accorsi.

Veja abaixo como está a disputa, de acordo com as pesquisas mais recentes:

Porto Alegre

Em dezembro, levantamento do Instituto Futura Inteligência indicava a liderança do atual prefeito, Sebastião Melo (MDB). Em um primeiro cenário, ele aparecia com 33,5% % das intenções de voto. Em segundo lugar, aparecia a ex-deputada Manuela D’Ávila (PCdoB), com 13,1%. E o ex-prefeito José Fortunatti (União Brasil), com 10,8%.

Florianópolis

Sem ainda pesquisas mais recentes, em junho do ano passado, o Paraná Pesquisas apontava para a reeleição do prefeito Topázio Neto (PSD), com 33,4%. Em segundo lugar, aparecia Dário Berger (PSB), com 12,1%. Em seguida, Pedrão (PP), com 10,1%.

Curitiba

Pesquisa realizada em dezembro pelo Paraná Pesquisa apontava liderança do ex-prefeito Luciano Ducci (PSB), com 16,2%. Em segundo lugar, Ney Leprevost (União Brasil), com 16%. E o ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB) vinha em terceiro, com 13,5%.

São Paulo

Em janeiro, pesquisa Atlas Intel mostrava o deputado Guilherme Boulos (Psol) à frente, com 29,5%. O atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), era o segundo, com 18%, seguido de perto pelo deputado Ricardo Salles (PL), com 17,6%.

Rio de Janeiro

Pesquisa Atlas divulgada no último dia de 2023 aponta para a reeleição do prefeito Eduardo Paes (PSD). Segundo a pesquisa, ele teria 36,2% das intenções de voto. Antes de ter sido alvo da operação da Polícia Federal, o deputado Alexandre Ramagem (PL), ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência no governo Jair Bolsonaro, era o segundo, com 19,1%. E Tarcísio Motta (Psol), o terceiro, com 17,8%.

Belo Horizonte

Levantamento da Atlas do dia 1o de janeiro aponta para a liderança do deputado estadual Bruno Engler (PL). Ele aparecia com 31,4% das intenções de voto. O deputado federal Rogério Correia (PT) vinha em segundo, com 21%. E em terceiro, Mauro Tramonte (Republicanos), com 11,6%.

Vitória

Pesquisa do Instituto Futura de 29 de dezembro aponta para a reeleição do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos). Ele tinha 25,7% das intenções de voto. João Coser (PT) vinha em segundo, com 9,8%.

Salvador

Atlas Intel do dia 1o de janeiro apontava liderança do atual prefeito Bruno Reis (União Brasil), com 51,9% das intenções de voto. O vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB) vem em segundo, com 12%. Kleber Rosa (Psol) era o terceiro, com 10%.

Maceió

Pesquisa do Instituto Strategio apontava em 27 de dezembro para a reeleição do atual prefeito JHC (PL), por larga magem. Ele aparecia com 55,62% das intenções de voto. Em segundo lugar, vinha Rui Palmeira (PSD), com 10,53%.

Aracaju

Pesquisa do Instituto Impressos Designer em 16 de setembro mostrava a vereadora Emília Corrêa (Patriota) na liderança, com 30,6%. Valmir de Francisquinho (PL) vinha em segundo, com 23,3%. E Daniele Garcia (Podemos) em terceiro, com 11%.

Recife

Pesquisa do Instituto Ipespe em outubro do ano passada apontava para a reeleição do prefeito João Campos (PSB). Ele aparecia com 50% das intenções de voto. João Paulo (PT) vinha em segundo, com 15%.

João Pessoa

O Instituto Opinião apontava no dia 29 de dezembro a reeleição do prefeito Cícero Lucena (PP), com 33,3% das intenções de voto. Em segundo, vinha o deputado federal Ruy Carneiro (Podemos), com 14,5%. Nilvan Ferreira (PL), com 13,6%. E Luciano Cartaxo (PT), com 12,3%.

Natal

Pesquisa do Instituto Agora Sei do dia 8 de fevereiro aponta liderança de Carlos Eduardo Alves (PSD), com 38%. A deputada federal Natália Bonavides (PT) é a segunda, com 15,5%.

Fortaleza

Atlas Intel do dia 31 de dezembro apontava empate entre Capitão Wagner (União Brasil) e o prefeito José Sarto (PDT). Wagner aparecia com 28,6%, e Sarto vinha em seguida com 25,6%. Em terceiro, aparecia o deputado estadual Evandro Leitão (PT), com 14,2%.

Teresina

Pesquisa do Instituto Opinar em 12 de dezembro mostrava Silvio Mendes (União Brasil) à frente com 49,75%. Fábio Novo (PT) era o segundo, com 26,50%.

São Luís

O Instituto Três Pesquisas apontava em novembro do ano passado a chance de reeleição do prefeito Eduardo Braide (PSD). Ele tinha 34,4% das intenções de voto. Em segundo lugar, o deputado federal Duarte Junior (PSB).

Palmas

Pesquisa realizada pelo jornal O Girassol apontava em novembro para a liderança da vereadora Janad Valcari (PL), com 35,63%. Em segundo, o ex-prefeito Carlos Amastha (PSB), com 15,3%. Empatado com ele na margem de erro o ex-senador Eduardo Siqueira Campos (Podemos), com 14,25%.

Belém

Levantamento do Paraná Pesquisas em novembro apontava para a liderança do deputado federal Eder Mauro (PL), com 24%. O atual prefeito, Edmilson Rodrigues (Psol), vinha em segundo, com 16,6%.

Macapá

Paraná Pesquisas de julho do ano passado apontava liderança do prefeito Dr. Furlan (Podemos). Ele tinha 66,8% das intenções de voto. Josiel Alcolumbre (União Brasil), irmão do senador Davi Alcolumbre, era o segundo, com 8,7%.

Boa Vista

Pesquisa InnQuest no dia 2 de fevereiro mostra o prefeito Arthur Henrique (MDB) à frente, com 35% das intenções de voto. A deputada estadual Catarina Guerra (União Brasil) é a segunda, com 15%.

Manaus

Pesquisa Perspectiva Mercado e Opinião do dia 31 de dezembro aponta liderança do prefeito David Almeida (Avante), com 36,3%. Em segundo, o deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), com 13,8%. E em terceiro Capitão Alberto Neto (PL), com 13%.

Rio Branco

Em pesquisa Real Time Big Data de setembro do ano passado o ex-prefeito Marcus Alexandre (MDB) liderava, com 31%. O atual prefeito, Tião Bocalon (PP), vinha em segundo, com 27%. E Minoru Kampara (PSDB) tinha 13%.

Porto Velho

Pesquisa do Instituto Phoenix de 2 de dezembro apontava liderança do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Marcelo Cruz (Patriota), com 16,6%. Mariana Carvalho (PSDB) tinha 13,3%. Zequinha Araújo (MDB), 13,6%. E Alan Queiroz (Podemos), 11,1%.

Cuiabá

Pesquisa Percent Brasil de 28 de dezembro apontava liderança do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil), com 28,3%. Em segundo, o deputado federal Abilio Brunini (PL), com 20,3%. E em terceiro, o deputado estadual Lúdio Cabral (PT), com 15,3%.

Campo Grande

Levantamento do Instituto Ranking Brasil Inteligência de 3 de fevereiro aponta liderança do ex-governador André Puccinelli (MDB), com 17,4%. Rose Modesto (União Brasil) é a segunda, com 16%. A prefeita Adriane Lopes (PP) é a terceira, com 15,20%.

Goiânia

Paraná Pesquisas de 6 de fevereiro aponta um empate triplo. A deputada federal Adriana Accorsi (PT) lidera com 22,1%. O senador Vanderlan Cardoso (PSD) é o segundo, com 20,6%. E o deputado federal Gustavo Gayer (PL) tem 19,7%.

MDB | PSD