Por: Rudolfo Lago

MDB, PSD, PL e União lideram corrida pelas capitais

Boulos lidera, segundo pesquisa, as eleições em São Paulo | Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Em dezembro, o Correio da Manhã publicou primeiro levantamento com base nas pesquisas feitas nas capitais do país sobre a corrida eleitoral Embora em muitas capitais, as pesquisas mais recentes ainda tenham sido feitas no ano passado, em outras houve atualização. O quadro, porém, segue mostrando um predomínio dos candidatos mais identificados com o centro e com a direita. Dois partidos de centro – MDB e PSD – e dois mais à direita – o PL e o União Brasil – hoje lideram, segundo as pesquisas, as eleições em quatro capitais cada um. Desses, o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, é nitidamente um partido de oposição. O MDB, o PSD e o União Brasil integram a base do governo, inclusive com ministérios, embora a posição do União Brasil seja mais dúbia.

A esquerda, porém, aparece como favorita para governar São Paulo, a maior cidade do país, com Guilherme Boulos (Psol). E o PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que no levantamento anterior não liderava em nenhuma capital, agora aparece á frente em Goiãnia, embora numa situação de empate técnico com outros dois candidatos, com a deputada federal Adriana Accorsi.

Veja abaixo como está a disputa, de acordo com as pesquisas mais recentes:

Porto Alegre

Em dezembro, levantamento do Instituto Futura Inteligência indicava a liderança do atual prefeito, Sebastião Melo (MDB). Em um primeiro cenário, ele aparecia com 33,5% % das intenções de voto. Em segundo lugar, aparecia a ex-deputada Manuela D’Ávila (PCdoB), com 13,1%. E o ex-prefeito José Fortunatti (União Brasil), com 10,8%.

Florianópolis

Sem ainda pesquisas mais recentes, em junho do ano passado, o Paraná Pesquisas apontava para a reeleição do prefeito Topázio Neto (PSD), com 33,4%. Em segundo lugar, aparecia Dário Berger (PSB), com 12,1%. Em seguida, Pedrão (PP), com 10,1%.

Curitiba

Pesquisa realizada em dezembro pelo Paraná Pesquisa apontava liderança do ex-prefeito Luciano Ducci (PSB), com 16,2%. Em segundo lugar, Ney Leprevost (União Brasil), com 16%. E o ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB) vinha em terceiro, com 13,5%.

São Paulo

Em janeiro, pesquisa Atlas Intel mostrava o deputado Guilherme Boulos (Psol) à frente, com 29,5%. O atual prefeito, Ricardo Nunes (MDB), era o segundo, com 18%, seguido de perto pelo deputado Ricardo Salles (PL), com 17,6%.

Rio de Janeiro

Pesquisa Atlas divulgada no último dia de 2023 aponta para a reeleição do prefeito Eduardo Paes (PSD). Segundo a pesquisa, ele teria 36,2% das intenções de voto. Antes de ter sido alvo da operação da Polícia Federal, o deputado Alexandre Ramagem (PL), ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência no governo Jair Bolsonaro, era o segundo, com 19,1%. E Tarcísio Motta (Psol), o terceiro, com 17,8%.

Belo Horizonte

Levantamento da Atlas do dia 1o de janeiro aponta para a liderança do deputado estadual Bruno Engler (PL). Ele aparecia com 31,4% das intenções de voto. O deputado federal Rogério Correia (PT) vinha em segundo, com 21%. E em terceiro, Mauro Tramonte (Republicanos), com 11,6%.

Vitória

Pesquisa do Instituto Futura de 29 de dezembro aponta para a reeleição do prefeito Lorenzo Pazolini (Republicanos). Ele tinha 25,7% das intenções de voto. João Coser (PT) vinha em segundo, com 9,8%.

Salvador

Atlas Intel do dia 1o de janeiro apontava liderança do atual prefeito Bruno Reis (União Brasil), com 51,9% das intenções de voto. O vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB) vem em segundo, com 12%. Kleber Rosa (Psol) era o terceiro, com 10%.

Maceió

Pesquisa do Instituto Strategio apontava em 27 de dezembro para a reeleição do atual prefeito JHC (PL), por larga magem. Ele aparecia com 55,62% das intenções de voto. Em segundo lugar, vinha Rui Palmeira (PSD), com 10,53%.

Aracaju

Pesquisa do Instituto Impressos Designer em 16 de setembro mostrava a vereadora Emília Corrêa (Patriota) na liderança, com 30,6%. Valmir de Francisquinho (PL) vinha em segundo, com 23,3%. E Daniele Garcia (Podemos) em terceiro, com 11%.

Recife

Pesquisa do Instituto Ipespe em outubro do ano passada apontava para a reeleição do prefeito João Campos (PSB). Ele aparecia com 50% das intenções de voto. João Paulo (PT) vinha em segundo, com 15%.

João Pessoa

O Instituto Opinião apontava no dia 29 de dezembro a reeleição do prefeito Cícero Lucena (PP), com 33,3% das intenções de voto. Em segundo, vinha o deputado federal Ruy Carneiro (Podemos), com 14,5%. Nilvan Ferreira (PL), com 13,6%. E Luciano Cartaxo (PT), com 12,3%.

Natal

Pesquisa do Instituto Agora Sei do dia 8 de fevereiro aponta liderança de Carlos Eduardo Alves (PSD), com 38%. A deputada federal Natália Bonavides (PT) é a segunda, com 15,5%.

Fortaleza

Atlas Intel do dia 31 de dezembro apontava empate entre Capitão Wagner (União Brasil) e o prefeito José Sarto (PDT). Wagner aparecia com 28,6%, e Sarto vinha em seguida com 25,6%. Em terceiro, aparecia o deputado estadual Evandro Leitão (PT), com 14,2%.

Teresina

Pesquisa do Instituto Opinar em 12 de dezembro mostrava Silvio Mendes (União Brasil) à frente com 49,75%. Fábio Novo (PT) era o segundo, com 26,50%.

São Luís

O Instituto Três Pesquisas apontava em novembro do ano passado a chance de reeleição do prefeito Eduardo Braide (PSD). Ele tinha 34,4% das intenções de voto. Em segundo lugar, o deputado federal Duarte Junior (PSB).

Palmas

Pesquisa realizada pelo jornal O Girassol apontava em novembro para a liderança da vereadora Janad Valcari (PL), com 35,63%. Em segundo, o ex-prefeito Carlos Amastha (PSB), com 15,3%. Empatado com ele na margem de erro o ex-senador Eduardo Siqueira Campos (Podemos), com 14,25%.

Belém

Levantamento do Paraná Pesquisas em novembro apontava para a liderança do deputado federal Eder Mauro (PL), com 24%. O atual prefeito, Edmilson Rodrigues (Psol), vinha em segundo, com 16,6%.

Macapá

Paraná Pesquisas de julho do ano passado apontava liderança do prefeito Dr. Furlan (Podemos). Ele tinha 66,8% das intenções de voto. Josiel Alcolumbre (União Brasil), irmão do senador Davi Alcolumbre, era o segundo, com 8,7%.

Boa Vista

Pesquisa InnQuest no dia 2 de fevereiro mostra o prefeito Arthur Henrique (MDB) à frente, com 35% das intenções de voto. A deputada estadual Catarina Guerra (União Brasil) é a segunda, com 15%.

Manaus

Pesquisa Perspectiva Mercado e Opinião do dia 31 de dezembro aponta liderança do prefeito David Almeida (Avante), com 36,3%. Em segundo, o deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), com 13,8%. E em terceiro Capitão Alberto Neto (PL), com 13%.

Rio Branco

Em pesquisa Real Time Big Data de setembro do ano passado o ex-prefeito Marcus Alexandre (MDB) liderava, com 31%. O atual prefeito, Tião Bocalon (PP), vinha em segundo, com 27%. E Minoru Kampara (PSDB) tinha 13%.

Porto Velho

Pesquisa do Instituto Phoenix de 2 de dezembro apontava liderança do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Marcelo Cruz (Patriota), com 16,6%. Mariana Carvalho (PSDB) tinha 13,3%. Zequinha Araújo (MDB), 13,6%. E Alan Queiroz (Podemos), 11,1%.

Cuiabá

Pesquisa Percent Brasil de 28 de dezembro apontava liderança do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil), com 28,3%. Em segundo, o deputado federal Abilio Brunini (PL), com 20,3%. E em terceiro, o deputado estadual Lúdio Cabral (PT), com 15,3%.

Campo Grande

Levantamento do Instituto Ranking Brasil Inteligência de 3 de fevereiro aponta liderança do ex-governador André Puccinelli (MDB), com 17,4%. Rose Modesto (União Brasil) é a segunda, com 16%. A prefeita Adriane Lopes (PP) é a terceira, com 15,20%.

Goiânia

Paraná Pesquisas de 6 de fevereiro aponta um empate triplo. A deputada federal Adriana Accorsi (PT) lidera com 22,1%. O senador Vanderlan Cardoso (PSD) é o segundo, com 20,6%. E o deputado federal Gustavo Gayer (PL) tem 19,7%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.