Ministério das Mulheres avança com projetos
Equipamentos serão instalados em duas comunidades vulneráveis da cidade
Uma comitiva do Ministério das Mulheres esteve em Petrópolis esta semana para tratar da instalação de lavanderias públicas e comunitárias na cidade. A parceria com a Prefeitura vai beneficiar duas comunidades vulneráveis da cidade: Serrinha, no Independência, e Alto da Derrubada, na Fazenda Inglesa.
"Estamos avançando neste projeto, visitando as comunidades e conversando com os moradores. É um projeto importante de fortalecimento da política de cuidado", disse o prefeito Hingo Hammes.
A comitiva com representantes do Ministério das Mulheres e das secretarias municipais de Direitos e Políticas Públicas para as Mulheres e de Obras visitou as comunidades que podem receber o projeto. "Temos todo interesse em consolidar essa parceria e levar esse projeto para comunidades vulneráveis e ajudar a transformar a realidade dessas mulheres", frisou a secretária da Mulher, Rosângela Stumpf.
"As lavanderias públicas e comunitárias fazem parte da política de cuidado do Governo Federal. Além de oferecer o espaço para que essas mulheres possam lavar a roupa, elas recebem capacitação e formação em vários setores. É um esforço de convivência, de formação e de cuidado", ressaltou a secretária Nacional de Autonomia Econômica e Economia de Cuidados do Ministério das Mulheres, Rosane Silva.
O que são as lavanderias públicas e comunitárias?
O projeto do Governo Federal tem como objetivo aliviar a sobrecarga de trabalho doméstico feminino, promovendo autonomia econômica, estudos e lazer. As lavanderias possuem tanquinho, máquinas de lavar e secar. O uso é gratuito, mas exige agendamento prévio e inscrição no CadÚnico. Os espaços funcionam como centros de convivência, incluindo brinquedotecas, salas para cursos, oficinas e, em alguns casos, hortas comunitárias.
A secretária executiva da Mulher do município de Caruaru, em Pernambuco, Hannah Miranda Morais, também esteve em Petrópolis com a comitiva do Ministério das Mulheres. Caruaru foi a cidade do país a receber a lavanderia pública e comunitária.
"A experiência de Caruaru é exitosa. Atendemos cerca de 200 pessoas por dia, onde elas podem criar redes", disse Hannah Morais. "É uma grande oportunidade estar aqui em Petrópolis e falar de uma política pública importante para o cuidado".
