Museu do Pontal é um oásis no Rio de Janeiro

Por

Na volta do recesso de fim de ano, o Museu do Pontal começa 2026 em clima de férias para a molecada. A partir desta quinta-feira (8), terão início três semanas de programação especial, com shows, espetáculos circenses, oficinas de arte e educação ambiental, jogos, brincadeiras e até mesmo banho de mangueira na praça-jardim para refrescar o calorão que está previsto para tomar conta novamente da cidade do Rio de Janeiro.

As atividades acontecem de quinta a domingo, de 8 a 25 de janeiro, em diversos horários. A entrada, como sempre, é gratuita em todas as atividades e nas exposições do museu.

Logo no primeiro dia, os pequenos vão aprender sobre plantio de mudas na oficina do coletivo de educação ambiental Mangue e Tal (dia 8, 10h). Depois da atividade, um banho de mangueira no jardim vai garantir que todo mundo voltará limpinho para casa. Recomenda-se aos pais providenciar trajes de banho e toalhas.

Ainda na quinta-feira, as crianças vão soltar a imaginação na Oficina de Pipas (quinta, dia 8, 16h) do bicampeão mundial Max da Fonseca Cardoso.

Na sexta-feira (dia 9), os arte-educadores comandam uma sessão de brincadeiras coletivas, às 10h, e, às 16h, tem Oficina de boi bumbá de argila com a artista Juliana Portella.

No sábado (10), às 10h, tem Oficina de Bolhas de Sabão com Clariana Maia. No mesmo dia, às 16h, o espetáculo Mágica do Riso vai levar a plateia a se encantar com os números de Patrick, o Mágico, além de dar boas gargalhadas.

No domingo (11), às 16h, o Museu promove um encontro de Folias de Reis. Estarão presentes três coletivos que mantêm viva essa tradição: Folia de Reis do Sertão Carioca, Folia de Reis Os 12 Apóstolos de Cristo da Cidade de Deus, e grupo de Folia do bairro Lins de Vasconcelos.

Até o fim da programação de férias, as atividades fixas Visita Musicada e Baú de brinquedos populares acontecerão de quinta-feira a domingo, nos intervalos das oficinas e espetáculos.

Em tempos de atividades cada vez mais excludentes e privatizadas, o Museu do Pontal desponta no Rio de Janeiro como uma das principais praças de cultura acessível para todos.

Suas atividades gratuitas incentivam o lado lúdico da molecada e resgatam trdições e brincadeiras populares que estão se perdendo com o tempo. Tudo isso em uma estrutura de primeiro mundo, em um dos mais belos e modernos museus da Cidade Maravilhosa.