Por:

Temporada de montanhismo no fim

Apesar da primavera chegar só no próximo sábado, o clima mais quente já indicou a chegada da estação e dessa forma, aos poucos, o período de montanhismo se despede dos amantes de trilhas. Para os moradores da Região Serrana, a natureza exuberante e os parques possibilitam passeios e experiências incríveis.

Entre as mais conhecidas está o Morro do Açu, localizado no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso). Um desafio e tanto, afinal são oito quilômetros de subida até a famosa Pedra da Baleia e em média seis horas de percurso. Contudo, uma recompensa que vale o cansaço dos músculos. Além de uma lista vista para outros morros como a Pedra da Maria Comprida, Dedo de Deus, o Morro do Açu está a 1.125 metros de altitude, o que também possibilita uma linda vista para a Baixada Fluminense, fora o nascer e o pôr do sol.

Ademais, o local conta com poços, cachoeiras e mirantes. Passeio mais que convidativo para os amantes das trilhas e para a família. Vale ressaltar que no Parnaso estão mais de 2.800 espécies de plantas e mais de 880 espécies de animais. Para aqueles que pensam que devido a toda essa beleza, o passeio é caro, se engana. A entrada ao parque tem preços acessíveis, quando não gratuitos.

E antes que você leitor, ingresse nessa aventura, atente-se em tomar um bom café da manhã e não deixe de levar bastante água e alimentos. É importante ressaltar que o Morro do Açu é apenas mais um entre tantos outros em todo o Estado. Nele ainda é possível realizar a travessia entre Petrópolis x Teresópolis. Três dias de trilha e muito o que contar ao final da trajetória. Valorize a natureza do local em que você vive, poucas cidades contém espaços que possibilitam uma imersão à natureza, principalmente, de forma gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.