Grandes brasileiras

Por Aristóteles Drummond

Ponto pacífico na opinião dos brasileiros de bom senso é que a princesa Isabel foi a maior das brasileiras. Mas a galeria tem outros exemplos, nem sempre com a divulgação merecida. A publicidade é mais voltada para as artistas, como Tônia Carrero, Fernanda Montenegro e a filha Torres, Tereza Rachel, ou escritoras, como Rachel de Queiroz, Adalgisa Nery, Clarice Lispector e Nélida Piñon, entre outras.

Uma das mulheres que merecem ser sempre lembradas pela vida exemplar foi a professora, jurista, educadora Esther de Figueiredo Ferraz, que acaba de ganhar preciosa biografia deste notável militante da cultura que é Gabriel Kwak.

Esther foi advogada, criminalista relevante, professora universitária e pioneira como mulher em muitas funções. Marcou sua época, assim como dois de seus irmãos, um deles prefeito da cidade de São Paulo e outro vereador de muitos mandatos na capital paulista.

Esther foi a primeira mulher a ocupar um Ministério de Estado no Brasil, justamente na Educação, no governo do Presidente João Figueiredo, tendo, entre as referências elogiosas a seu trabalho, o depoimento do correto e isento de Cristovam Buarque, ex-ministro da Educação e reitor da UNB. Foi também a primeira mulher reitora de Universidade -Mackenzie. Nos anos 70 foi secretaria de Educação do Estado de São Paulo. E autora de livros, ocupou uma cadeira na Academia Paulista de Letras. Suave, educada, equilibrada, ponderada sem passionalismo ideológico de mal gosto como tem sido comum nas militantes.

Na mesma época, do regime militar, foi também que o Senado Federal recebeu sua primeira senadora, Eunice Michiles, da Arena do Amazonas. Na época, o apoio à participação das mulheres na vida pública se dava pelo mérito de cada uma delas e não pelo sexo ou pela fidelidade ideológica.

Quando o Brasil aspira renovação e pluralismo, ganha importância estes registros históricos, como os de Esther de Figueiredo Ferraz, e a militância correta de intelectuais, como a do promissor jovem Gabriel Kwak, que logo logo vai atingir a relevância que merece no mundo intelectual brasileiro