Cultura e Natal iluminam o Rio

Por

A Árvore do Rio chega ao fim de semana dos dias 20 e 21 de dezembro com uma programação diversificada e inteiramente gratuita na Lagoa Rodrigo de Freitas. Música, dança, educação musical, inclusão social e grandes espetáculos marcam as atividades no Palco Petrobras, sempre a partir das 17h, além do tradicional acendimento diário às 19h.

Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados antecipadamente no site GoDream ou na própria entrada do evento.

No sábado (20), a DJ Bibi Gracio abre a programação no Palco Petrobras às 17h. Criada dentro da cultura hip-hop e apaixonada por vinil, a DJ desenvolveu uma identidade própria que passeia pela black music e suas múltiplas vertentes, mesclando clássicos, sonoridades underground e músicas atuais. Às 17h50, o palco recebe o Coral da APAE (Niterói), formado por quarenta alunos, que apresenta um repertório de clássicos natalinos. O acendimento da Árvore acontece às 19h e às 17h05 se apresenta a turma da Favela Brass, instituição que oferece educação musical gratuita a crianças e jovens da comunidade Pereira da Silva e de oito escolas públicas. Para esta noite, serão dezesseis meninas no palco em uma apresentação dedicada ao protagonismo feminino. Fechando a noite, às 20h30, a cantora, compositora e instrumentista Mari Jasca apresenta um show que combina linguagens cênicas e referências que transitam pelo pop, forró, milonga, bolero, flamenco, jazz e funk carioca.

No domingo (21), a programação tem início às 17h com a DJ Yasmin Lisboa. Às 17h30 se apresentam no Palco Petrobras Marina Andrade, um dos principais nomes do violino popular no Brasil, e o cantor, compositor e tecladista Tibí em um espetáculo com releituras instrumentais e vocais de clássicos do pop, do rock e da música brasileira.

Às 19h05, o público confere uma apresentação especial de "Ópera do Malandro", clássico de Chico Buarque de 1978 em uma montagem inédita de Jorge Farjalla. Para essa pré-estreia no palco Petrobras, o espetáculo trará importantes momentos da produção, com 11 músicas, entre elas Viver do Amor, Folhetim e Geni e o Zepelim. O musical tem a participação de José Loreto, Totia Meireles, Amaury Lorenzo e grande elenco. Fechando a noite, às 20h30, chegam os Bois de Parintins, celebrando o folclore amazônico, em uma apresentação do Boi Caprichoso e do Boi Garantido.

Após anos sem sequer ser montada, a Árvore da Lagoa agora não apenas ilumina o Rio, como também promove a cultura gratuitamente.