Cultura no mapa de investimentos do Rio
Além da segurança pública, outro setor que ficava à margem do Estado do Rio renasceu nos últimos tempos: o cultural. Com uma turbinada na Lei de Incentivo á Cultura, vários projetos puderam ser contemplados ao longos dos últimos anos, fazendo com que pequenos e médios produtores fossem contemplados com seus espetáculos e ações.
Neste ano, foram injetados no setor mais de R$ 125 milhões, valor que pode aumentar, já que até o dia 30 novembro projetos podem se candidatar à receber recursos. Mesmo assim, já pode ser considero algo inédito.
A Lei de Incentivo patrocina projetos de diferentes áreas culturais, como Acervo e Patrimônio Histórico Cultural, Artes Plásticas e Artesanais, Cinema, Vídeo e Fotografia, Folclore e Ecologia, Gastronomia, Informação e Documentação, Literatura, Música e Dança, Teatro e Circo.
O processo foi modernizado e amplificado a partir de 2020, quando a secretaria criou uma nova plataforma para atender os proponentes e as empresas patrocinadoras. A mudança agilizou e facilitou a dinâmica de relacionamento entre sociedade civil, empresas privadas e poder público, permitindo que o benefício fiscal chegasse a novos lugares.
O programa funciona através da concessão de benefício fiscal para empresas contribuintes de ICMS, garantindo a reversão da renúncia dos valores em financiamento à arte fluminense.
Até agora, mais de 80 projetos já foram contemplados, alcançando cerca de 50 cidades diferentes, nas dez regiões, do interior à capital