Cultura brasileira para exportação
A arte carioca segue a todo vapor. E agora serão nossos artistas que levarão a cultura brasileira para fora, não o oposto. Isso porque, entre os dias 4 e 12 de novembro, o Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro irá se apresentar em cinco cidades uruguaias. O tour tem promoção do Hola Río - programa de internacionalização da cultura fluminense que está na sua terceira edição - e apoio da Petrobras. Canelones, San José, Durazno e Riviera se unem à capital Montevidéu como os palcos que receberão as performances de dança e darão início ao calendário de apresentações do Hola Río na América Latina. Os espetáculos trarão uma mistura de clássicos, como "O Lago dos Cisnes" e "O Corsário", com os contemporâneos Frida e Loss e os ritmos brasileiros de samba, bossa nova, forró e chorinho.
O momento é mais propício do que nunca, porque o Brasil está voltando a ser protagonista dos diversos setores internacionais, incluindo no artístico.
Aproveitar essa boa fase para levar a cultura brasileira para nossos irmãos de fronteira, ainda mais exportando a excelência do Ballet do Theatro Municipal carioca.
O Corpo de Baile começou em 1927 com a bailarina Maria Olenewa fundando a primeira escola de dança do Brasil no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O Corpo de Baile e a Escola de Dança se fundiram numa única estrutura na apresentação de espetáculos, até que em 1936, foi oficialmente criado o Corpo de Baile com a separação definitiva entre escola e companhia profissional. A partir de então, o Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro vem cultivando a tradição de excelência para o Brasil e o mundo.