Arte erudita precisa ser popular

Por

O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro recebe, até o dia 25 de outubro, sempre às 19h, o Notas Comentadas, série de música de câmara da Orquestra Petrobras Sinfônica. A programação reúne três concertos gratuitos que evidenciam a versatilidade dos músicos da orquestra, com repertórios variados e experiências sonoras de grande proximidade com o público. As apresentações também contam com a presença de Monique Andries, coordenadora do Núcleo Educativo e Academia Juvenil da Petrobras Sinfônica, que fará comentários explicativos sobre as obras, compositores e músicos.

Nos últimos anos, a Orquestra Petrobras Sinfônica vem fazendo apresentações acessíveis a todos, mostrando que aquela história de que o brasileiro comum não gosta de cultura erudita não passa de uma grande balela. O que faltava mesmo eram oportunidades populares para que pudesse apreciar e prestigiar grandes obras.

Nesta sexta-feira (24), entra em cena um grupo de cordas e clarineta, que une lirismo e intensidade em obras de Carl Maria von Weber e Johannes Brahms.

O encerramento, no dia 25, sábado, será com um quinteto de flauta e cordas, em um encontro que destaca a delicadeza e a leveza das melodias de Mozart, Ravel e Marcelo Bomfim.

Quem não conseguir ir neste fim de semana terá outras oportunidades. Isso porque a série Notas Comentadas se estende até o fim do ano. O público também poderá conferir a Orquestra Petrobras Sinfônica no CCBB entre 13 e 15 de novembro e 11 a 13 de dezembro.

Se querem que o povo curta música erudita, ações gratuitas como essa são fundamentais. Baita acerto dos envolvidos.