Natal ainda resiste na Barra da Tijuca
Quem passa pela Barra da Tijuca, zona Sudoeste do Rio de Janeiro, provavelmente já percebeu que o Barrashopping já está com sua árvore de natal gigantesca praticamente pronta. Após o fim dos patrocínios que mantinham a "Árvore de Natal da Lagoa", a do shopping carioca acabou virando a maior da cidade, trazendo gente de todos os cantos do Rio para conferir sua beleza e imponência.
Pois bem, o Barrashopping confirmou ao jornal que sua inauguração está marcada para o dia 1º de novembro deste ano, e a temática da vez será "Viagem à Vila Mágica de Natal". Com 75 metros de altura, a árvore terá show de luzes e queima de fogos, com uma playlist que ficará tocando músicas natalinas.
Em tempos cada vez mais digitais, ter uma empresa lutando para manter uma tradição natalina no Rio de Janeiro é muito importante. Ao longo dos anos, eventos históricos do natal da cidade, como a própria árvore da Lagoa e a chegada do papai noel de helicóptero ao Maracanã, foram deixados de lado. E como eram eventos gratuitos, muitas crianças carentes perderam essa oportunidade de ter um contato especial com um natal de mais esperança e estrutura.
Com a ação do Barrashopping, o espírito natalino democrático sobrevive, já que crianças e adultos podem conferir gratuitamente um monumento especial de natal, criando memórias e incentivando a crença na magia natalina.
Seria maravilhoso se outras ativações clássicas do natal da cidade fossem reativadas, seja pelas autoridades ou por empresas privadas. Mas, enquanto não são, o último resquício gratuito da magia do natal resiste em um estacionamento de shopping na Barra da Tijuca.