'Bolha' da inteligência artificial (IA) prestes a estourar. Ator de Malhação é encontrado morto. Globo x concorrentes

Por José Aparecido Miguel (*)

1-ATOR DE MALHAÇÃO É ENCONTRADO MORTO em São Paulo. Por Núcia Ferreira. O ator e produtor Felipe Selau, que integrou o elenco da novela Malhação em 2014, foi encontrado morto em seu apartamento em São Paulo. Ele tinha 31 anos. A noticia foi confirmada pela irmã do artista, Priscila Back Selau, jogadora do Cruzeiro. No Instagram, Priscila gravou um vídeo afirmando que o irmão foi encontrado por um amigo em seu apartamento. Uma perícia foi realizada no local, e as autoridades encontraram antidepressivos na residência. A causa da morte ainda é investigada. Leia mais clicando no LINK: - Ator de Malhação é encontrado morto em São Paulo - (...) (MSN)

2-GLOBO AFIRMA QUE NÃO DESMERECEU CONCORRENTES. Após críticas, Globo diz que não desmereceu concorrentes no Upfront 2026. A Globo se manifestou oficialmente na noite desta terça (14) após a enxurrada de críticas sobre as provocações e piadas com a concorrência durante o Upfront 2026 -- evento realizado na segunda (13) para apresentar as novidades da programação para o mercado publicitário. A emissora disse que fazer comparações não significaria "o desmerecimento do trabalho de outros players e profissionais". A repercussão dos novos produtos foi ofuscada pelas críticas e respostas às cutucadas da líder de audiência na HBO Max e na Band. William Bonner chegou a sugerir que a Fórmula 1 caiu em esquecimento na Band, enquanto o humorista Eduardo Sterblitch se referiu aos números de audiência de Beleza Fatal como "tristes". (...) (NOTÍCIAS DA TV-UOL)

3-IMPOSTO DE RENDA. O GANHO MÉDIO PARA OS TRABALHADORES com a isenção do IR - Imposto de Renda -, segundo Haddad. Por Wendal Carmo. A proposta foi aprovada de forma unânime pela Câmara há duas semanas e agora está na mão do Senado. Conforme o texto aprovado, a perda de arrecadação, estimada em cerca de 25 bilhões de reais, será compensada pela alíquota mínima de até 10% sobre rendas anuais acima de 600 mil reais, chegando ao teto para contribuintes que superam 1,2 milhão de reais de reais por ano. A taxação progressiva atinge pouco mais de 141 mil pessoas no País, e foi mantida mesmo após pressões de setores empresariais. O governo Lula (PT) estima que pelo menos 16 milhões de brasileiros serão beneficiados com as novas regras do IR, seja com isenção total ou redução do valor pago. Segundo o ministro Fernando Haddad (Fazenda), a medida ajudará as pessoas a voltarem a ter esperança na política e na democracia. (...) (CARTA CAPITAL)

4- ALIMENTOS E INFLAÇÃO. Alimentos devem voltar a pressionar inflação no último trimestre, após 4 meses de queda. Preços de alimentos no varejo devem subir, afetando a inflação geral, que ainda se mantém abaixo do teto da meta. (...) Rolf Kuntz: Por que a inflação resiste mesmo com leve recuo no preço da comida. (...) IPCA-Índice de Preços ao Consumidor Amplo: com alta da energia elétrica, inflação de setembro sobe 0,48%, após queda em agosto. (...) Focus: mercado volta a reduzir estimativa para a inflação em 2025. (...) Rolf Kuntz: 'Risco fiscal ainda afeta o brilho dos bons indicadores da economia brasileira'. (...) (O ESTADO DE S. PAULO)

5-IA - BOLHA PRESTES A ESTOURAR. Por que cada vez mais analistas falam em 'bolha' da inteligência artificial prestes a estourar. Por Lily Jamali. O cofundador e CEO - Diretor Executivo - da OpenAI, Sam Altman, surpreendeu ao responder a perguntas de jornalistas durante a conferência DevDay nesta semana, algo raro entre executivos de tecnologia. Altman admitiu que há partes do segmento de inteligência artificial (IA) que "estão meio infladas neste momento". "Sei que é tentador escrever uma reportagem falando em bolha", disse Altman respondendo à pergunta da BBC, sentado ao lado dos principais profissionais da OpenAI, responsável por produtos como o ChatGPT. No Vale do Silício, região dos Estados Unidos onde estão sediadas as principais empresas de tecnologia, o debate sobre se as empresas de inteligência artificial (IA, ou AI, em inglês) estão supervalorizadas tem ganhado fôlego. Céticos, alguns apenas em ambientes privados e outros agora na esfera pública, questionam se a disparada no valor de mercado dessas empresas pode ser, ao menos em parte, resultado do que chamam de "engenharia financeira". Há quem tema que essas empresas estejam valendo mais do que deveriam. (...) (BBC NEWS BRASIL)

(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: jmigueljb@gmail.com