Museu do Pontal resgata magia do circo

Por

Nesse próximo fim de semana o Museu do Pontal, na zona Sudoeste do Rio, vai contar com dois espetáculos circenses. As atrações fazem parte da programação comemorativa "A Magia do Circo no Museu do Pontal", que segue até o fim de outubro e, além de celebrar os pequenos, festeja os quatro anos da nova sede, na Barra da Tijuca. Toda a programação é gratuita.

Neste próximo sábado (18), às 16h, há o espetáculo Cantigas para todo dia, com Jessé Cabral, integrante dos Palhaços sem Fronteiras Brasil, que reúne circo, teatro e música. No domingo (19), às 16h, o artista Ricardo Gadelha traz os clássicos da palhaçaria no espetáculo Solo Protocolo.

Além disso, o público poderá conferir outras dez mostras que estão em cartaz no museu.

Em tempos cada vez mais digitais, o circo promove a manutenção da cultura brasileira analógica. Com apresentações que surpreendem crianças e adultos, em que artistas exibem suas acrobacias e entretém a molecada com o caos da palhaçaria, o circo é uma arte cada vez mais necessária.

Dar espaço para celebrar essa arte tão tradicional no país em uma área nobre da cidade é uma ação de resgate e valorização cultural do Museu do Pontal, que vem se notabilizando por sua estrutura sensacional e uma programação cada vez mais criativa.

O Museu do Pontal é considerado o maior e mais significativo museu de arte popular do país. Seu acervo - resultado de 45 anos de pesquisas e viagens por todo país do designer francês Jacques Van de Beuque - é composto por mais de 9.000 peças de 300 artistas brasileiros, produzidas a partir do século XX.