Por:

Outubro de muito cinema no Sudeste

O sudeste brasileiro está se preparando para viver o mês mais cinematográfico do ano, ao enfileirar os dois festivais mais importantes da região em outubro.

Programado para começar em 2 de outubro, o Festival do Rio seguirá com uma programação recheada dos principais filmes que rondarão as temporadas de premiação no início de 2026.

Além disso, produções nacionais serão lançadas oficialmente no festival, participando da competição oficial. Ele irá até o dia 12 de outubro, tendo o histórico Cine Odeon como seu palco principal de pré-estreias e lançamentos.

Inclusive, nesta quinta-feira (18), o festival realizará seu primeiro evento de aquecimento, com a pré-estreia oficial de "Uma Batalha Após a Outra", dirigido pelo espetacular Paul Thomas Anderson e estrelado pelo astro Leonardo DiCaprio. O evento ocorrerá no Cine Odeon e promete dar um gostinho do que virá por aí em outubro.

Logo em seguida, a partir de 16 de outubro, será a vez de São Paulo concentrar os grandes filmes da temporada. Na edição de 2024, o grande homenageado foi o lendário Francis Ford Coppola. O diretor de "O Poderoso Chefão" veio ao Brasil para lançar seu filme "Megalópolis" e receber a homenagem.

Neste ano, o homenageado será o lendário quadrinista Mauricio de Sousa, que terá sua biografia lançada na Mostra.

O evento ocorrerá até 30 de outubro, e terá o envolvido de diversos cinemas da cidade, mas o grande coração seguirá na Cinemateca.

O mês de outubro trará grandes oportunidades para os sudestinos apreciarem cinema. Um filme que será comum à Mostra SP e ao Festival do Rio, claro, será "O Agente Secreto", principal esperança do Brasil no Oscar.