1-ASILO E RENATO ARAGÃO. Lívian abre o jogo e revela se Renato Aragão está em um asilo: 'Não está...' Atriz Lívian Aragão responde a boatos que circulam na web e nega internação de Renato Aragão em asilo: 'Fake news' (Notícias Falsas). Por Livia Souto, sob a supervisão de Felipe Gatto. A atriz Lívian Aragão veio a público para desmentir os rumores de que seu pai, o humorista Renato Aragão, estaria internado em um asilo. Ela classificou a história como "fake news e uma mentira absurda", além de um desrespeito com sua família. (...) (TERRA.
2-SOBRE O 'CARECA DO INSS' - Instituto Nacional do Seguro Total. CPMI (Comissão Mista Parlamentar de Inquérito (CPMI) recorrerá de decisão de André Mendonça sobre depoimento do 'Careca do INSS'. O ministro facultou a ida dele e Maurício Camisotti ao depoimento. O senador Carlos Viana (Podemos-MG) decidiu entrar com um mandado de segurança para assegurar a presença dos investigados, para as investigações sobre as fraudes em descontos de consignados de aposentados e pensionistas. (...) (CARTA CAPITAL)
3-LULA DÁ RECADO A TRUMP e fala sobre condenação de Bolsonaro: "Não se trata de caça às bruxas". Presidente afirmou em artigo no jornal norte-americano The New York Times que Brasil está disposto a negociar com os Estados Unidos, mas que a "soberania e democracia são inegociáveis". Por Júlia Venâncio. Em artigo publicado no jornal americano "The New York Times" publicado domingo (14), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mandou recado ao Donald Trump, presidente dos Estados Unidos. (...) (NSC TOTAL)
4-LULA TERÁ MAIS DOIS MINISTROS NO JULGAMENTO DE JAIR. Lula indicará mais dois ministros do STM que julgarão Bolsonaro e militares. Ex-presidente, generais do Exército e ex-almirante da Marinha podem perder patente; a caminho da reserva, Mauro Cid escapará por pena reduzida. Por Johanns Eller. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicará mais dois ministros para o Superior Tribunal Militar (STM), que julgará a perda de patente de Jair Bolsonaro e outros oficiais de alto escalão das Forças Armadas condenados no Supremo Tribunal Federal (STF) no caso da trama golpista. Entre eles estão os ex-comandantes Paulo Sérgio Nogueira (Exército) e Almir Garnier Santos (Marinha). Até o final do ano, dois ministros do STM completarão 75 anos, idade da aposentadoria compulsória, até o fim do ano: Marco Antônio de Farias, em outubro, e Odilson Sampaio Benzi, em novembro. Com isso, serão quatro os ministros indicados pelo presidente Lula. que já indicou dois neste terceiro mandato: o general Guido Amin Naves e a advogada Verônica Sterman. Todos precisam passar pelo crivo do Senado Federal. Saiba mais clicando no link: - Lula indicará mais dois ministros do STM que julgarão Bolsonaro e militares condenados - (...) (O GLOBO) STF fez o que tinha que fazer, mas precisa voltar ao seu devido lugar quando crise passar, diz autor de 'Como as democracias morrem'. O Supremo Tribunal Federal (STF) precisou agir para proteger o Brasil diante de ataques à democracia durante o governo de Jair Bolsonaro e após sua derrota nas eleições de 2022. Essa é a avaliação do cientista político e autor do best-seller 'Como as democracias morrem', Steven Levitsky. Leia mais clicando no link: - https://www.msn.com/pt-br/noticias/brasil/stf-fez-o-que-tinha-que-fazer-mas-precisa-voltar-ao-seu-devido-lugar-quando-crise-passar-diz-autor-de-como-as-democracias-morrem/ar-AA1MyEMD?ocid=BingNewsSerp - (BBC NEWS BRASIL)
5-NOVA REGRA DO BOLSA FAMÍLIA. A nova regra do Bolsa Família a partir de junho de 2025 traz mudanças significativas para as famílias beneficiárias: Limite de Renda: Famílias que ultrapassarem o limite de renda de R$ 218 por pessoa poderão permanecer no programa por até 12 meses, recebendo 50% do valor do benefício, desde que a renda mensal per capita não ultrapasse R$ 706. Famílias Estáveis: Famílias cuja renda é considerada estável, como aquelas que recebem aposentadoria ou pensão, poderão permanecer no programa por até 2 meses. Atualização do Cadastro: É fundamental que as famílias atualizem seu Cadastro Único para garantir o acesso ao benefício, pois a falta de atualização pode resultar na perda do apoio. (...) (4 FONTES-INTERNET)
6-CAPITALISMO E VINGANÇA. 'O capitalismo predatório não funcionou para muitos e, agora, essas classes ressentidas estão em busca de vingança'. Por Cristina J. Orgaz. Desde 1995, a parcela da riqueza global de posse dos multimilionários aumentou de 1% para mais de 3%. Para muitas pessoas, este dado confirmaria que a percepção de que o sistema econômico beneficia desproporcionalmente uma pequena elite deixou de ser uma ilusão nos últimos anos, para se tornar uma realidade. E, com a constatação de que o número de pessoas ricas aumentou em ritmo vertiginoso nas últimas décadas, um gosto amargo, que desperta o desejo de vingança, aparentemente se espalhou entre os cidadãos. "As elites se movimentaram sob impulsos depredadores, com uma avidez desaforada que faz parte dos instintos humanos, como descreveram Dante e outros autores, muitos séculos atrás", destacou ele, em entrevista à BBC News Mundo, o serviço em espanhol da BBC. A globalização chegou repleta de promessas, mas acabou retirando empregos tradicionais e concentrando os lucros em setores específicos. Ela criou ganhadores e perdedores de forma muito visível. Rizzi descreve um cenário global, movido pelo ressentimento e pela vingança. Leia mais clicando no link: - Capitalismo predatório: 'as classes ressentidas buscam vingança', diz escritor - BBC News Brasil - (...) (BBC NEWS BRASIL)
7-FRAUDE EM PROVA DE INVESTIGADOR. Candidatos denunciam fraude em prova para investigador em SP; polícia apura. Por Uesley Durães. A Corregedoria da Polícia Civil de São Paulo instaurou uma investigação interna para apurar denúncias de irregularidades na prova oral de um concurso para investigador. TJSP suspendeu resultados do concurso após candidatos reprovados entrarem com ação popular. (...) (UOL)
8-CHÁ VERDE E COMBATE À OBESIDADE. À frente dos estudos está Rosemari Otton, do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde da Universidade Cruzeiro do Sul. Segundo Otton, há também evidências de que o chá verde não afeta o peso de animais magros. No Japão, por exemplo, as pessoas consomem chá verde todos os dias, a vida inteira, e os índices de obesidade são baixos. Mas isso é diferente de tomar chá por cinco meses esperando um efeito milagroso no emagrecimento", pondera. Por Fernanda Bassette. Leia mais clicando no link: - Chá verde melhora sensibilidade à insulina e tolerância à glicose em camundongos obesos -(...) (AGENCIA FAPESP)
(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]