1-PONTE ATÉ JESUS. 'Carlo é ponte até Jesus', afirma mãe do 1º santo da geração millenial. Antonia Salzano, mãe de Carlo Acutis, primeiro jovem millennial a ser oficialmente declarado santo pela Igreja Católica, afirmou que o filho canonizado pelo papa Leão 14 representa uma "ponte para chegar a Jesus". A cerimônia que santificou oficialmente o primeiro nome da geração millennial, formada por nascidos entre 1980 e meados da década de 1990. Acutis morreu em 2006 após ter diversos milagres atribuídos a ele, incluindo um ocorrido no Brasil. Além de Acutis, também foi efetivado como beato o estudante Pier Giorgio Frassati (1901-1925). (...) (UOL)
2-MORRE ANGELA RO RO, ÍCONE DA MÚSICA BRASILEIRA, aos 75 anos, em razão de infecção generalizada e pneumonia bacteriana. Cantora e compositora marcou gerações com sua voz rouca, canções intensas e personalidade irreverente; 'Amor, Meu Grande Amor' foi um de seus maiores sucessos. Por Roberta Pennafort e TV Globo. Dona de uma voz inconfundível e de um estilo que misturava blues, samba-canção, bolero e rock, ela foi um dos nomes mais autênticos da música popular brasileira.Gay assumida, Angela Ro Ro viveu intensamente. Leia mais clicando no link: - https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2025/09/08/morre-angela-ro-ro-icone-da-musica-brasileira-aos-75-anos.ghtml - (...) (G1)
3- BOLSONARO LIDEROU ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA, AFIRMA MORAES. Por Luiz Felipe Barbiéri, Reynaldo Turollo Jr, Márcio Falcão, g1 e TV Globo.O ministro Alexandre de Moraes, do STF - Supremo Tribunal Federal - , afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro liderou uma organização criminosa com o objetivo de se manter no poder mesmo após a derrota nas urnas em 2022. O ministro afirmou que a estratégia não se restringiu ao período eleitoral de 2022, mas vinha sendo construída ao longo do mandato. "O réu Jair Messias Bolsonaro deu sequência a essa estratégia golpista estruturada pela organização criminosa, sob a sua liderança, para já colocar em dúvida o resultado das futuras eleições, sempre com a finalidade de obstruir o funcionamento da Justiça Eleitoral, atentar contra o Poder Judiciário e garantir a manutenção do seu grupo político no poder, independentemente dos resultados das eleições vindouras", disse Moraes. O ministro afirmou que a estratégia não se restringiu ao período eleitoral de 2022, mas vinha sendo construída ao longo do mandato. Moraes também destacou o papel de militares nas articulações: "No Brasil, todas as vezes que as Forças Armadas atenderam o chamamento de um grupo político que se diz representante do povo, nós tivemos um golpe, um estado de exceção, uma ditadura." Saiba mais clicando no link: - https://g1.globo.com/politica/noticia/2025/09/09/moraes-diz-que-bolsonaro-liderou-organizacao-criminosa-e-buscava-se-manter-no-poder-apesar-do-resultado-das-eleicoes.ghtml - (...) (G1)
4-LULA X BOLSONARO. No 2º turno, Lula teria 45,7% e Bolsonaro, 37,7%, diz pesquisa CNT/MDA. Levantamento ouviu 2.002 pessoas entre os dias 3 e 6 de setembro; margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos. Por Maria Clara Matos. (...) (CNN BRASIL) Drible de Lula em Trump. De Luiz Antonio Mello. Negociações brasileiras com a China podem levar ao encalhe da soja dos agricultores dos Estados Unidos da América, EUA, com o tarifaço imposto por Trump. Por Antonio Mello. (...) (REVISTA FÓRUM)
5-SETE PERGUNTAS QUE O GOVERNADOR DE SÃO PAULO NÃO TERÁ CORAGEM DE RESPONDER. Por Alex Solnik. Pergunto ao senhor: se o senhor um dia chegar à presidência da República e, disputando a reeleição, perder para o seu oponente, fará exatamente o mesmo que fez o seu mentor? Colocará a culpa nas urnas eletrônicas? Sim ou não? Convocará embaixadores para achincalhar o sistema eleitoral brasileiro? Sim ou não? Dirá que o vencedor foi favorecido pelo TSE? Sim ou não? Não aceitará o resultado? Sim ou não? Convocará os chefes militares para discutir com eles se alguma coisa poderia ser feita para o senhor continuar no poder? Sim ou não? Não passará a faixa presidencial ao sucessor? Sim ou não? Ficará omisso diante dos acampamentos às portas dos quartéis pedindo intervenção militar? Sim ou não? Se a resposta for não a todas as perguntas, o senhor não concorda, no fundo, com o seu mentor, que fez tudo isso e está sendo hipócrita ao defendê-lo. Se a resposta for sim, o senhor terá o mesmo rótulo que Jair Bolsonaro: golpista. E golpistas estão sendo e serão cada vez mais excluídos da nossa vida política. (...) (BRASIL247) Para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), o governador paulista Tarcísio de Freitas se assume como sósia de Bolsonaro e abandona postura de 'moderado'. Por Tiago Angelo e Maira Escardovelli. Saiba mais clicando no link: - https://valor.globo.com/politica/noticia/2025/09/08/para-ministros-do-stf-tarcisio-se-assumiu-como-sosia-de-bolsonaro-e-abandonou-postura-de-moderado.ghtml - (...) (VALOR ECONÔMICO)
6-MAIS SANÇÕES AO BRASIL. Estados Unidos da América, EUA, devem impor mais sanções ao Brasil após julgamento de Bolsonaro, diz Rubens Barbosa. Ex-embaixador cita possibilidade de aumento das tarifas para além dos 50% já impostos e afirma que política de Trump já afeta competitividade de produtos brasileiros. Por Leandro Silveira (Broadcast) (...) (O ESTADO DE S. PAULO)
7-PROJEÇÃO DO PIB É REDUZIDA. Mercado reduz projeção do PIB - Produto Interno Bruto - para 2025, diz boletim Focus. Passou de 2,19% na semana passada para 2,16%; estimativa da inflação se manteve em 4,85%. (...) (PODER360) Boletim Focus é uma publicação online, divulgada todas as segundas-feiras pelo Banco Central do Brasil (BCB) contendo resumo das expectativas de mercado a respeito de alguns indicadores da economia brasileira. (...) (WIKIPÉDIA)
(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]