Por:

O verde de Brasília

No Dia Mundial do Meio Ambiente, nada melhor que lembrar do grande verde que Brasília tem. Desde seus parques e áreas arborizadas até a mistura das plantas e do cerrado com as construções monumentais, a cidade respira o ar puro de uma mistura entre o verde e o cinza. 

Caminhar em Brasília não é apenas uma forma de relaxar a mente, como também saudar a natureza. Mesmo com o clima seco do inverno e o sol quente, nada como fazer um piquenique no Parque Sarah Kubitschek ou mesmo correr e caminhar pela longa área de ciclovia. 

Em clipa de COP-30, não se pode esquecer de como o Brasil, com suas verdes mates, climas variados e serras e montanhas diversas, lembrar de como o meio ambiente é importante para a nossa sobrevivência. 

Desde a preservação de parques e árvores para nos proteger do sol e dar o oxigênio para a nossa sobrevivência por meio da fotossíntese, até a árbitrariedade de fazer a natureza exuberante de nosso país sobreviver em meio ao caos de crescimento urbano desenfreado em algumas regiões. 

A mistura de verde com cinza pode ser benéfica e bem feita, como em Brasília pode ser visto. Não mesmo um espelho para outras cidades, mas uma forma de crescimento justo e complexo, fazendo com que a natureza fique em torno e dentro da cidade, de uma forma que não atrapalhe o dia a dia da população e os animais nativos de sua geração.