Uma parte muito curiosa do Rio de Janeiro é a influência da migração nordestina, principalmente durante o século passado, que trouxe uma variedade cultural gigantesca para a Cidade Maravilhosa, aumentando o encanto da cidade e ampliando ainda mais o escopo de cultura que o Rio abrange. Foi importante porque ajudou a transformar a antiga capital no polo turístico e cultural que é hoje, mas também porque desenvolveu regiões que antes não eram bem quistas pelos cariocas.
Uma dessas regiões foi o bairro do Anil, que era considerado distante dos grandes centros da cidade. Por lá, o Rio das Pedras nasceu e cresceu, se tornando um dos polos de tradições nordestinas mais efervescentes da cidade. E agora o ParkJacarepaguá, shopping da região, se aproveita da proximidade da área para resgatar um festival que fez muito sucesso.
Após sucesso de público em 2024, o Festival Arretado está de volta ao ParkJacarepaguá neste fim de semana. De sexta (5) a domingo (7), o estacionamento do shopping recebe o festival de cultura e gastronomia de cultura nordestina, que reúne shows, apresentações de dança, rodas de capoeira, feira de artesanato e, claro, comidas típicas.
Durante os três dias, o público encontra diversas operações gastronômicas com opções que vão desde baião de dois, carne de sol com macaxeira e acarajé a cuscuz e bobó de camarão. O chef Batista, do programa Mestre dos Sabores, marca presença no evento com seu restaurante "Do Batista" e pratos clássicos como picadinho do Batista, além de diversas outras delícias. E mais: bandas conhecidas prometem embalar os presentes com muito forró e música sertaneja.