1-CONDOMÍNIO PODE PROIBIR RELAÇÕES SEXUAIS APÓS AS 22 HORAS? Especialista esclarece. Advogada explica que condomínios podem punir barulho, mas não restringir atividade íntima — ainda que motivados por uma legítima preocupação. Por Larissa Ricci e Paula Arantes. Advogada em direito condominial aponta que norma invade a esfera da intimidade, apesar da motivação legítima dos moradores. A decisão de um condomínio de São José, em Santa Catarina, de multar moradores que fizerem sexo após as 22h repercutiu nas redes sociais, segundo o Correio Braziliense. As queixas envolvem gemidos, batidas de móveis e conversas em tom de voz elevado. A primeira medida é notificar por escrito os condôminos que provocarem barulho. Em caso de reincidência, será aplicada multa de R$ 237. A advogada Anna Cristina e Souza explica que há respaldo legal, desde que o foco seja o excesso de ruído, e não a atividade em si. Mais no ink: - https://www.itatiaia.com.br/brasil/condominio-pode-proibir-relacoes-sexuais-apos-as-22h-advogada-em-direito-condominial-esclarece - (...) (ITATIAIA)
2-PRIMEIRO DIA DE JULGAMENTO DE JAIR BOLSONARO. A sessão desta manhã teve início por volta das 9h. Antes de iniciar a leitura do relatório, o ministro Alexandre de Moraes afirmou que o julgamento resistiria contra pressões "internas ou externas". Em seguida, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, buscou afastar a tese de que a tentativa de golpe não foi iniciada. Bolsonaro e os outros réus são acusados por organização criminosa armada, golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, deterioração de patrimônio tombado e dano qualificado contra o patrimônio da União. A PGR pediu a condenação do ex-presidente por todos os crimes listados que, somados, podem chegar a pena de 43 anos de prisão. Por Karina Ferreira, Juliano Galisi, Gustavo Côrtes, Weslley Galzo, Carolina Brígido, Guilherme Caetano, Rayanderson Guerra, Adriana Victorino, Zeca Ferreira e Pedro Augusto Figueiredo. Mais no link: - https://www.estadao.com.br/politica/ao-vivo-primeiro-dia-julgamento-jair-bolsonaro-mais-sete-tentativa-golpe-estado-stf-nprp/ - (...) (O ESTADO DE S. PAULO)
3-ADVOGADO BARRADO NO STF. O advogado Eduardo Kuntz, que atua na defesa de Marcelo Câmara, ex-assessor de Bolsonaro e um dos réus na ação penal do plano de golpe, foi barrado ao chegar no prédio do STF (Supremo Tribunal Federal), terça-feira (2), para acompanhar o julgamento do núcleo crucial da trama golpista. Antes de ser barrado, Kuntz afirmou à imprensa que foi à Corte para observar e se preparar para o julgamento do seu cliente, Marcelo Câmara, que integra o chamado "núcleo 2" da ação penal. Por Duda Cambraia. (...) (CNN BRASIL)
4-OS CINCO RECADOS DE ALEXANDRE DE MORAES, a exemplo de anistia, sanção dos EUA e aceno a Fux, no julgamento de Bolsonaro na trama golpista. Relator da ação da trama golpista também citou inquérito contra Eduardo Bolsonaro e afirmou que STF respeita 'devido processo legal'. Por Daniel Gullino. A primeira fala do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus pela trama golpista teve uma defesa da Corte na condução do processo e críticas à pressão do governo dos Estados Unidos e à defesa de uma anistia para os envolvidos. 'Impunidade'. Sem citar diretamente os pedidos de anistia, Moraes afirmou que a "impunidade, a omissão e a covardia não são opções para a pacificação". Os defensores de um perdão para os envolvidos nos atos golpistas do 8 de janeiro costumam citar como objetivo a "pacificação" do país. "A História nos ensina que a impunidade, a omissão e a covardia não são opções para a pacificação. Pois o caminho aparentemente mais fácil, e só aparentemente, que é da impunidade, que é da omissão, deixa cicatrizes traumáticas na sociedade." Pressão dos Estados Unidos. Moraes também afirmou que foi descoberta uma "verdadeira organização criminosa" que teria tentado coagir o STF e submetê-lo "ao crivo de outro Estado estrangeiro". Mais no link: - https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2025/09/02/anistia-sancao-dos-eua-e-aceno-a-fux-os-cinco-pontos-da-fala-de-moraes-no-julgamento-de-bolsonaro-na-trama-golpista.ghtml - (...) (O GLOBO)
5-PIB: AO 4 SINAIS QUE MOSTRAM A PERDA DE RITMO DA ECONOMIA BRASILEIRA no 2º trimestre. Economia brasileira perdeu força no segundo trimestre, apresentando ritmo mais lento em relação aos trimestres anteriores. Economistas ouvidos pelo g1 explicam o que está acontecendo. Por Janize Colaço, Micaela Santos. PIB - Produto Interno Bruto - do Brasil desacelera e cresce 0,4% no 2º trimestre, diz IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Segundo economistas ouvidos pelo g1, a desaceleração tem ocorrido de forma gradual, como uma "escadinha", resultado de diversos fatores macroeconômicos. 1. Taxas de juros elevadas: Com a Selic em 15% — o maior patamar em quase 20 anos — o Consumo das Famílias, apesar de firme no segundo trimestre, continua afetado pelos juros elevados. 2. Agropecuária recua. Depois de ter impulsionado o crescimento no início do ano, a Agropecuária recuou 0,1% no segundo trimestre. 3. Investimentos em queda. Os investimentos caíram 2,2% no trimestre, pressionando o crescimento do PIB. 4. Consumo do governo diminui. Além da taxa de juros e do desempenho de setores específicos, a redução do estímulo fiscal do governo federal também pesou na desaceleração da economia no segundo trimestre. No período, o Consumo do Governo caiu 0,6%, refletindo contenção de gastos após anos de forte expansão. Para os próximos meses, os economistas preveem uma desaceleração gradual da economia, mas com apoio de fatores pontuais, como a liberação de precatórios e o novo consignado privado. A expectativa geral é de crescimento do PIB em torno de 2,2% em 2025. Mais no link: - https://g1.globo.com/economia/noticia/2025/09/02/pib-2-trimestre-desaceleracao-economia.ghtml - (...) (G1)
(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: [email protected]