Seguindo a tendência recente de reexibição de filmes clássicos nas telonas, a rede Cinemark confirmou que realizará no Brasil, entre o final de setembro e o comecinho de outubro, o "Ghibli Fest".
Para os que não estão familiarizados, o Studio Ghibli é o principal nome das animações japonesas no mundo. Seus filmes são clássicos eternos que retratam, em grande maioria, histórias que exploram a mágica e fantasia do Japão Feudal ou os horrores enfrentados pelo país no período da Segunda Guerra Mundial.
Para a edição 2025, o Cinemark confirmou a exibição de 14 filmes. São eles: "A Viagem de Chihiro", "Meu Amigo Totoro", "O Castelo Animado", "Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar", "O Serviço de Entregas da Kiki", "Porco Rosso: O Último Herói Romântico", "Vidas ao Vento", "Nausicaä do Vale do Vento", "Sussurros do Coração", "Pom Poko: A Grande Batalha dos Guaxinins", "Meus Vizinhos, os Yamadas", "Memórias de Ontem", "Eu Posso Ouvir o Oceano" e "Da Colina Kokuriko".
Desses filmes, apenas "Nausicaä do Vale do Vento" e "Da Colina Kokuriko" terão apenas sessões legendadas. Todos os outros terão exibições legendadas e dubladas.
A pré-venda dos ingressos começa nesta quinta-feira (4), tanto pelo site ou aplicativo quanto nas bilheterias. O Cinemark afirmou que serão 30 cinemas da rede, ao redor do país, que participarão do festival.
As exibições começam em 18 de setembro e vão até o dia 1º de outubro. Uma oportunidade fantástica para os fãs do Studio Ghibli, fãs de animação em geral e fãs de bom cinema. É realmente um festival imperdível no calendário cultural.