YouTube Space e o 'sonho perdido' do Rio
Quem passar pelo Rio Innovation Week, que termina nesta sexta-feira (15) no Rio de Janeiro, vai poder sentir um gostinho de tempos próximos, mas que parecem cada vez mais distantes, de quando a produção de conteúdo digital era tratada como uma possibilidade de futuro para os cariocas.
Isso porque o primeiro armazém destinado a painéis fica onde funcionou o YouTube Space, um espaço de criatividade e tecnologia que era patrocinado pelo YouTube, onde aconteciam workshops, palestras e pocket shows destinados a YouTubers consagrados ou jovens que sonhavam em viver da criação de conteúdo.
Mais do que isso, o espaço reunia o que havia de mais moderno na tecnologia da época, além de estúdios que podiam ser reservados para gravações de programas e até mesmo de DVDs musicais. Era uma utopia da criação de conteúdo. E era tudo disponibilizado gratuitamente pelo Google.
O fechamento do YouTube Space Rio aconteceu em 2020, em decorrência da pandemia da Covid-19. E não foi apenas a estrutura do Rio que fechou. Os YouTube Space's do mundo inteiro foram fechados pela empresa, que passou a dedicar mais atenção aos criadores de conteúdo maiores pelo formato híbrido.
Ao adentrar a sala de imprensa do RIW, pude ver novamente aquela estrutura maravilhosa, que foi preservada, como as 'resting room' e os estúdios de gravação de selfie, sendo tomado novamente pela nostalgia do finalzinho dos anos 2010, quando o YouTube era mesmo encarado como uma alternativa viável para a comunicação de jovens criadores de conteúdo do Rio. Seria sensacional se o YouTube retomasse as instalações.