Em país de bandidos, Brasil tem 64 facções criminosas
1-DATA. 11 de agosto, é comemorado o Dia da Advocacia, evento histórico fundamental para o direito e a educação jurídica no país: a criação dos dois primeiros cursos de direito no Brasil. (INTERNET)
2-ESTADÃO DEMITE fotógrafo que flagrou Moraes mostrando dedo do meio em estádio. Jornal O Estado de S. Paulo afirma que a demissão do fotógrafo Alex Silva não tem relação com foto do ministro do STF. O jornal O Estado de S. Paulo demitiu, quarta-feira (6), o fotógrafo Alex Silva, de 63 anos, autor da foto na qual o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), aparece mostrando o dedo do meio a torcedores durante a primeira partida entre Corinthians e Palmeiras, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, no dia 30 de julho, na NeoQuímica Arena, em São Paulo. O flagrante do gesto obsceno ocorreu durante a primeira aparição de Moraes após o ministro receber sanções do governo dos Estados Unidos com base na Lei Magnitsky. (...) (CORREIO*-BAHIA)
3-SBT DEMITE DIRETORA que ajudou a lançar plataforma de streaming: Novas janelas. O SBT demitiu sexta-feira (8) a executiva Carolina Gazal, que trabalhava como diretora de produção de conteúdo multiplataforma. Ela foi uma das principais responsáveis pelo lançamento do streaming SBT em agosto do ano passado. A demissão foi noticiada pelo site TV Pop, que informou que outros executivos do SBT também devem ser dispensados nas próximas semanas. Em uma crise de audiência sem precedentes, com números que com frequência o colocam atrás da Band e bem distante de poder competir com a Record pela vice-liderança, o SBT também sofre com problemas no caixa. (...) (Notícias da TV UOL)
5-TRAIDOR DA PÁTRIA. Eduardo Bolsonaro diz que EUA estão "dispostos a ir às últimas consequências para destruir todos os obstáculos". "Vocês serão atingidos para o bem do Brasil e para o resgate da liberdade", diz ele, se dirigindo aos membros do Judiciário. (247) - O deputado federal Eduardo Bolsonaro publicou um vídeo em sua rede social X no qual reforça a sua conduta conspiratória, de traição ao país e de alinhamento explícito com interesses estrangeiros que confrontam a soberania nacional. Ainda parlamentar e recebendo salário da Câmara, Eduardo Bolsonaro afirma que os Estados Unidos da América, EUA, estariam "dispostos a ir às últimas consequências para destruir todos os obstáculos ao resgate da harmonia entre os poderes", numa referência velada ao Supremo Tribunal Federal (STF) e à atuação do ministro Alexandre de Moraes. (...) (BRASIL247) Crises de soluço e visitas sem celular: a primeira semana de Bolsonaro sob prisão domiciliar. À reportagem da Folha de S.Paulo, interlocutores disseram que viram o ex-presidente abatido e relataram que telefones costumam ficar nos carros durante visitas. Por Jean Laurindo. (...) (NSC TOTAL)
8-FACÇÕES CRIMINOSAS NO BRASIL. Levantamento de O Globo mostra que Brasil tem 64 facções criminosas em atuação no país. Informações de ministérios públicos e governos estaduais indicam que 12 desses grupos já espalharam por mais de um estado. PCC (Primeiro Comando da Capital) e CV ( Comando Vermelho) têm núcleos em praticamente todo o país. Por Aline Ribeiro, Guilherme Queiroz e Rafael Garcia. Bahia é o estado que mais abriga facções criminais (17), seguido de Pernambuco (12) e Mato Grosso do Sul (10). Apesar de o PCC já ter presença internacional, as autoridades brasileiras quase não encontram núcleos grandes de facções estrangeiras no país. A única exceção é no estado de Roraima, onde o grupo venezuelano Tren de Aragua possui membros. O estado que mais "exporta" facções nacionalmente é o Rio de Janeiro, que além do CV tem duas organizações com atuação interestadual: o Terceiro Comando Puro (TCP) e os Amigos dos Amigos (ADA). - https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2025/08/10/levantamento-do-globo-mostra-que-brasil-tem-64-faccoes-criminosas-em-atuacao-no-pais-veja-mapa.ghtml - (...) (O GLOBO)
(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: jmigueljb@gmail.com