Decretada prisão domiciliar de Jair Bolsonaro. "Remorso", diz funcionário que não registrou falha em avião da Voepass
1-TEMOR DE DEPRESSÃO. Aliados temem depressão de Bolsonaro após prisão domiciliar decretada por Moraes. Por Bela Megale. A possibilidade de Jair Bolsonaro entrar em um processo depressivo depois de ter a prisão domiciliar decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), colocou aliados do ex-presidente em alerta. Desde que passou a usar tornozeleira eletrônica por uma ordem de magistrado proferida em 18 de julho, Bolsonaro já vinha "oscilando entre bons e maus momentos", segundo correligionários do PL. (...) (O GLOBO)
2-CARLOS BOLSONARO É INTERNADO após prisão domiciliar de Jair Bolsonaro, seu pai. Vereador teve uma alteração no coração, segundo apurado pela CNN. Por Leandro Magalhães, Luciana Amaral e Douglas Porto. O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) foi internado, segunda-feira (4), ao passar mal após a decretação de prisão domiciliar de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). Segundo apuração da CNN, Carlos estava bem durante o dia. Foi ao PL (Partido Liberal) em Brasília e por volta do meio-dia seguiu para o Rio de Janeiro. (...) (CNN BRASIL)
3-A FAVOR, 53%, E CONTRA (47%) PRISÃO DE BOLSONARO. Nas redes, 53% são a favor da prisão domiciliar de Bolsonaro, diz Quaest. 47% são contra. O debate se intensificou rapidamente após o anúncio da prisão domiciliar, mostrando alto grau de mobilização e engajamento. Por Laura Braga. Levantamento da Quaest divulgado terça-feira (5/8), realizado após a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), revela o equilíbrio e a polarização em torno da medida tomada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro entendeu que houve o descumprimento de medidas cautelares; o estopim foi a participação do ex-presidente, via telefone, em uma manifestação bolsonarista, no último domingo (3/8), no Rio de Janeiro. (...) (METRÓPOLES)
4-"VIOLADOR". Governo Trump se manifesta após prisão domiciliar de Bolsonaro e condena Moraes: "Violador". Escritório para Assuntos do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado dos EUA afirmou que Moraes usa as instituições brasileiras para "silenciar a oposição e ameaçar a democracia". Por Júlia Venâncio. O governo de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, se manifestou após o anúncio da prisão domiciliar imposta a Jair Bolsonaro (PL) na noite de segunda-feira (4). Nas redes sociais, o Escritório para Assuntos do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado criticou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e o chamou de "violador de direitos humanos". (...) (NSC TOTAL) Relação Lula-Trump. Por Leandro Prazeres e Vitor Tavares. A prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), determinada na segunda-feira (4/8) pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, acontece em meio a um dos momentos mais delicados da relação entre o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a gestão do presidente norte-americano, Donald Trump, em meio a uma tentativa de mitigar ou reverter as tarifas de 50% sobre produtos brasileiros anunciadas por Trump no dia 9 de julho. (BBC NEWS BRASIL)
5-URGÊNCIA DE ANISTIA. Lei Magnitsky contra Moraes expõe urgência da anistia, diz Pedro Lupion (PP-PR), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária. Na sua opinião, Congresso Nacional precisa votar anistia na volta do recesso parlamentar. Donald Trump, presidente dos Estados Unidos da América (condenando decisão) reagiu "porque Congresso não deu conta", disse. (PODER360)
6-PEDIDO DE SUSPENSÃO DE SANÇÕES A MORAES. Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH) pede à Organização das Nações Unidas (ONU) que sanções de Trump contra o ministro Alexandre de Moraes, Supremo Tribunal Federal (STF), sejam suspensas. Segundo colegiado, Lei Magnitsky é interferência dos EUA no Brasil e afeta 'direitos humanos da população brasileira a possuir um judiciário independente'. Por Karolini Bandeira. (...) (O GLOBO)
7-BUZINAÇO. Manifestantes fazem buzinaço e se reúnem na frente do condomínio de Bolsonaro após ordem de prisão domiciliar. Polícia Militar fechou acesso à Esplanada dos Ministérios para evitar que grupo se dirija ao STF - Supremo Tribunal Federal. Por Cristiano Mariz e Lauriberto Pompeu. Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro fizeram um buzinaço, saíram em carreata por avenidas de Brasília e ficaram reunidos na noite de segunda-feira na frente do condomínio onde o ex-presidente mora e cumprirá prisão domiciliar, no bairro Jardim Botânico. Sem conseguir ter acesso à Esplanada, os manifestantes se dirigiram até as proximidades do condomínio. (...) (O GLOBO)
8-"REMORSO", diz funcionário que não registrou falha em avião da Voepass. Em áudio obtido pela CNN, homem detalhou o sofrimento, afirmando que "não conseguiu dormir" após tragédia em Vinhedo (SP), em agosto de 2024 Por Guilherme Rajão e Beto Souza. Um áudio que registrou uma conversa entre funcionários da Voepass aponta que os fatores que causaram a queda do avião da companhia poderiam ter sido evitados. Em conversa gravada em setembro de 2024, os dois trabalhadores falam sobre o acidente com o voo 2283. Em determinado momento, um deles relata que não registrou as falhas do avião que caiu por "pressão" dos chefes. "Tô com um remorso desgraçado. Não tô conseguindo nem dormir. Errei, errei de não ter mandado por escrito", diz o funcionário em conversa com um colega. O principal motivo do seu arrependimento foi não ter documentado formalmente uma situação anterior que "afeta a estabilidade da aeronave". (...) (CNN BRASIL)
9-QUEDA EM ROUBO DE CELULARES. Roubo de celulares cai 15% em São Paulo após ações contra receptação. Na capital e Região Metropolitana, a queda foi de 13,6%, com 43,7 mil ocorrências. Por Thomaz Coelho (Sob supervisão de AR). O combate ao comércio ilegal de celulares reduziu em 15% os roubos de aparelhos no estado de São Paulo no primeiro semestre de 2025, segundo dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Foram 52,1 mil casos registrados entre janeiro e junho, ante 61,4 mil no mesmo período de 2024. Na capital e Região Metropolitana, a queda foi de 13,6%, com 43,7 mil ocorrências. (...) (CNN BRASIL)
10-SKAF DE VOLTA. O empresário Paulo Skaf foi eleito nesta segunda-feira (4) presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), de 2026 a 2029. O empresário comandou a federação entre 2004 e 2021. O empresário irá suceder Josué Gomes da Silva. (...) (AGÊNCIA BRASIL)
(*) José Aparecido Miguel, jornalista, diretor da Mais Comunicação-SP,
trabalhou em todos os grandes jornais brasileiro - e em todas as mídias.
E-mail: jmigueljb@gmail.com